Apesar do declínio constante nas tarifas spot nas principais rotas da China, que caíram de seu pico no início de 2022 para níveis próximos da pré-pandemia hoje, o ano passado provou ser particularmente lucrativo para as transportadoras. atividade transatlântica que os ajudou a permanecer lucrativos. Muitas companhias marítimas fizeram um esforço para expandir suas frotas para aproveitar ao máximo o mercado excepcionalmente forte.
No entanto, a comparação ano a ano da Alphaliner das 12 principais linhas mostra discrepâncias significativas entre "vencedores" e "perdedores". Após ter aumentado a capacidade de sua frota em 411.000 TEUS (+10,7%) em 2021, a MSC voltou a ser a linha que mais cresceu entre os grandes armadores no ano passado, somando outros 321.500 TEUs (+7,5%). No entanto, a MSC "apenas" recebeu 83.600 TEUs de nova capacidade.
O crescimento impressionante da MSC foi impulsionado principalmente pela aquisição contínua de tonelagem de segunda mão, permitindo que ela se tornasse a maior companhia marítima do mundo em 5 de janeiro de 2022, quando ultrapassou a Maersk. Quase um ano depois, a capacidade da frota da MSC já é cerca de 379.000 TEUs maior que sua parceira dinamarquesa em 2M.
A Maersk perdeu 61.700 TEUs de capacidade durante 2022, pois teve que devolver uma quantidade significativa de tonelagem afretada. Essas embarcações foram vendidas em segunda mão ou reformadas para entrega a linhas rivais que estavam preparadas para pagar taxas de fretamento mais altas ou aceitar períodos de fretamento mais longos.
A ZIM tem estado particularmente ativa no mercado de fretamento desde que encerrou sua cooperação com os parceiros da 2M na Ásia – Med. Esta rota significou que manteve tonelagem extra para manter sua presença. Em termos percentuais, a linha marítima baseada em Haifa foi a que mais cresceu entre as 12 maiores, adicionando quase 120.000 TEUs (+29%) à sua frota. A maior parte dessa capacidade adicional foi afretada, incluindo três novas embarcações de 11.900 TEUd sob contratos de longo prazo.
No ano passado, a Evergreen recebeu nada menos que vinte novos navios, incluindo sete megamaxes para a rota Ásia – Europa. Os 217.500 TEUs de capacidade que recebeu diretamente dos estaleiros fizeram dele, pelo menos em termos percentuais, o segundo maior ganhador em 2022 com +12,5%.
Em números absolutos, a CMA CGM registrou o segundo maior ganho de frota ao aumentar a capacidade em mais de 225.000 TEUs. Curiosamente, MSC, Evergreen e CMA CGM já haviam sido as companhias marítimas que mais expandiram em 2021. O Cosco Group (incluindo a OOCL) é um caso interessante, pois sua frota encolheu pelo segundo ano consecutivo. Tendo reduzido a capacidade em 3,2% em 2021, viu outro declínio de 2,1% na capacidade para 885.000 TEUs.
No entanto, a Cosco tem a segunda maior lista de pedidos de navios do setor. Além da COSCO e da Maersk, também a ONE (-0,8%) e a HMM (-0,4%) reduziram as suas frotas, embora apenas marginalmente. O crescimento da Hapag-Lloyd de 1,8% permaneceu abaixo da média, enquanto Wan Hai cresceu em linha com o mercado em 4,1%.
A frota da Yang Ming cresceu 6,8% ao receber cinco novas embarcações de 11.860 TEU. Os números dos operadores individuais são comparados a uma frota global de porta-contêineres que registrou crescimento de 4,1% no ano passado e hoje está em 26,40 milhões de TEUs. Três armadores sobem no ranking Até 2022, MSC, Evergreen e ZIM subiram uma posição cada um no ranking de capacidade da frota de contêineres Alphaliner.
A MSC assumiu a liderança em janeiro de 2022, quando ultrapassou a Maersk. Em seguida, aumentou rapidamente a diferença com seu parceiro e concorrente e provavelmente manterá o primeiro lugar no futuro previsível. Sua carteira de pedidos de 124 navios é de longe a maior do setor, com 1,73 milhão de TEUs. A MSC tem 14 navios megamax e 22 navios Neo-Panamax encomendados para entrega em 2023.
Mesmo que algumas entregas sejam adiadas até 2024, a linha de navegação certamente obterá outro grande aumento de capacidade este ano. A Evergreen desenvolveu um ambicioso cronograma de construção que a empurrou para a 6ª posição, uma posição acima, de sua posição em 2021. A linha de navegação taiwanesa ultrapassou a ONE em meados de maio, quando recebeu a embarcação de 2.476 TEU “Ever Obey”.
No entanto, seu crescimento foi impulsionado principalmente pelos grandes navios megamax que recebeu da Samsung (dois) e CSSC (cinco) no ano passado. Finalmente, o ZIM conseguiu recuperar o décimo lugar que perdeu para Wan Hai em 2021. Com pouquíssimas exceções, o crescimento do ZIM foi impulsionado inteiramente por fretamentos. Isso não é uma surpresa, já que é a empresa com menos ativos entre as principais companhias marítimas.
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