segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

MSC, CMA CGM, Evergreen e Zim travam disputa pelo aumento da capacidade de suas frotas


Apesar do declínio constante nas tarifas spot nas principais rotas da China, que caíram de seu pico no início de 2022 para níveis próximos da pré-pandemia hoje, o ano passado provou ser particularmente lucrativo para as transportadoras. atividade transatlântica que os ajudou a permanecer lucrativos. Muitas companhias marítimas fizeram um esforço para expandir suas frotas para aproveitar ao máximo o mercado excepcionalmente forte.

No entanto, a comparação ano a ano da Alphaliner das 12 principais linhas mostra discrepâncias significativas entre "vencedores" e "perdedores". Após ter aumentado a capacidade de sua frota em 411.000 TEUS (+10,7%) em 2021, a MSC voltou a ser a linha que mais cresceu entre os grandes armadores no ano passado, somando outros 321.500 TEUs (+7,5%). No entanto, a MSC "apenas" recebeu 83.600 TEUs de nova capacidade.

O crescimento impressionante da MSC foi impulsionado principalmente pela aquisição contínua de tonelagem de segunda mão, permitindo que ela se tornasse a maior companhia marítima do mundo em 5 de janeiro de 2022, quando ultrapassou a Maersk. Quase um ano depois, a capacidade da frota da MSC já é cerca de 379.000 TEUs maior que sua parceira dinamarquesa em 2M.

A Maersk perdeu 61.700 TEUs de capacidade durante 2022, pois teve que devolver uma quantidade significativa de tonelagem afretada. Essas embarcações foram vendidas em segunda mão ou reformadas para entrega a linhas rivais que estavam preparadas para pagar taxas de fretamento mais altas ou aceitar períodos de fretamento mais longos.

A ZIM tem estado particularmente ativa no mercado de fretamento desde que encerrou sua cooperação com os parceiros da 2M na Ásia – Med. Esta rota significou que manteve tonelagem extra para manter sua presença. Em termos percentuais, a linha marítima baseada em Haifa foi a que mais cresceu entre as 12 maiores, adicionando quase 120.000 TEUs (+29%) à sua frota. A maior parte dessa capacidade adicional foi afretada, incluindo três novas embarcações de 11.900 TEUd sob contratos de longo prazo.

No ano passado, a Evergreen recebeu nada menos que vinte novos navios, incluindo sete megamaxes para a rota Ásia – Europa. Os 217.500 TEUs de capacidade que recebeu diretamente dos estaleiros fizeram dele, pelo menos em termos percentuais, o segundo maior ganhador em 2022 com +12,5%.

Em números absolutos, a CMA CGM registrou o segundo maior ganho de frota ao aumentar a capacidade em mais de 225.000 TEUs. Curiosamente, MSC, Evergreen e CMA CGM já haviam sido as companhias marítimas que mais expandiram em 2021. O Cosco Group (incluindo a OOCL) é um caso interessante, pois sua frota encolheu pelo segundo ano consecutivo. Tendo reduzido a capacidade em 3,2% em 2021, viu outro declínio de 2,1% na capacidade para 885.000 TEUs.

No entanto, a Cosco tem a segunda maior lista de pedidos de navios do setor. Além da COSCO e da Maersk, também a ONE (-0,8%) e a HMM (-0,4%) reduziram as suas frotas, embora apenas marginalmente. O crescimento da Hapag-Lloyd de 1,8% permaneceu abaixo da média, enquanto Wan Hai cresceu em linha com o mercado em 4,1%.

A frota da Yang Ming cresceu 6,8% ao receber cinco novas embarcações de 11.860 TEU. Os números dos operadores individuais são comparados a uma frota global de porta-contêineres que registrou crescimento de 4,1% no ano passado e hoje está em 26,40 milhões de TEUs. Três armadores sobem no ranking Até 2022, MSC, Evergreen e ZIM subiram uma posição cada um no ranking de capacidade da frota de contêineres Alphaliner.

A MSC assumiu a liderança em janeiro de 2022, quando ultrapassou a Maersk. Em seguida, aumentou rapidamente a diferença com seu parceiro e concorrente e provavelmente manterá o primeiro lugar no futuro previsível. Sua carteira de pedidos de 124 navios é de longe a maior do setor, com 1,73 milhão de TEUs. A MSC tem 14 navios megamax e 22 navios Neo-Panamax encomendados para entrega em 2023.

Mesmo que algumas entregas sejam adiadas até 2024, a linha de navegação certamente obterá outro grande aumento de capacidade este ano. A Evergreen desenvolveu um ambicioso cronograma de construção que a empurrou para a 6ª posição, uma posição acima, de sua posição em 2021. A linha de navegação taiwanesa ultrapassou a ONE em meados de maio, quando recebeu a embarcação de 2.476 TEU “Ever Obey”.

No entanto, seu crescimento foi impulsionado principalmente pelos grandes navios megamax que recebeu da Samsung (dois) e CSSC (cinco) no ano passado. Finalmente, o ZIM conseguiu recuperar o décimo lugar que perdeu para Wan Hai em 2021. Com pouquíssimas exceções, o crescimento do ZIM foi impulsionado inteiramente por fretamentos. Isso não é uma surpresa, já que é a empresa com menos ativos entre as principais companhias marítimas.

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