terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Cancelamentos de serviços por armadores impactam com intensidade as rotas globais

As taxas de contêineres no comércio Trans-Pacífico diminuíram ligeiramente na semana passada, pouco antes do Ano Novo Lunar, em uma época do ano em que a demanda e as taxas tendem a aumentar. Os preços para a Costa Oeste têm estado relativamente estáveis, caindo 7% desde o início de dezembro, enquanto as tarifas da Costa Leste caíram 27%, apesar dos aumentos nas viagens em branco, de acordo com os números do índice Freightos Baltic (FBX).

No entanto, as linhas de navegação cancelaram ainda mais itinerários e cortaram cerca de 50% da capacidade na rota Trans-Pacífico programada durante o feriado do Ano Novo Lunar da China (21 a 29 de janeiro). Além do mais, o FBX cita relatórios indicando ainda mais cancelamentos nas próximas semanas. No início de 2020, quando o bloqueio chinês fez com que os volumes de importação no comércio transpacífico despencassem, extensas viagens em branco pelas companhias de navegação impediram o colapso das taxas.

Em março de 2020, por exemplo, os volumes de importação da China caíram cerca de 40% em relação ao ano anterior, mas o gerenciamento de capacidade manteve as tarifas para a Costa Oeste dos EUA apenas 5% menores do que em 2019 (isso é suficiente para medir o poder dessa ferramenta) . Portanto, agora as linhas de navegação esperam que a mesma estratégia nas próximas semanas se estabilize ou até mesmo aumente um pouco as taxas no comércio transpacífico, mesmo com a demanda continuando a cair.

De fato, de acordo com os últimos dados da Sea-Intelligence, as companhias marítimas conseguiram reduzir a capacidade programada em -18%, o que significa que, se a implantação atual continuar assim, a oferta na costa Ásia-oeste do Norte América durante o feriado do Ano Novo Lunar de 2023 estaria de acordo com a linha de base pré-pandêmica. Isso se deve ao aumento das vendas em branco de 7,6% para 35,8%. Houve uma tendência semelhante na Ásia - Costa Leste da América do Norte e Ásia - Norte da Europa, com implantação de capacidade programada para a semana 4 diminuindo em -11% e -6%, respectivamente, aproximando ambas as rotas da linha de base pré-pandêmica .

Qual é o impacto das navegações em branco? De acordo com a Sea-intelligence da semana 50 à semana 3, tanto nas rotas Ásia – Costa Leste da América do Norte como Ásia – Norte da Europa, o novo nível mais alto de viagens em branco foi alcançado mais ou menos na semana 1. No entanto, no Na rota Ásia – Costa Oeste da América do Norte, esse patamar foi atingido por aumentos constantes. Isso indicaria que as linhas de navegação não são tão decisivas na rota Ásia-América do Norte quanto nas outras duas.

A FBX parece concordar com a avaliação, mencionando relatos de navios asiáticos sobrevenda com destino à Europa que podem indicar que os programas de navegação em branco estão conseguindo equilibrar a oferta com a queda da demanda nesta rota. Essa tendência também pode se refletir nas taxas da Ásia - Norte da Europa, que aumentaram esta semana e permanecem quase o dobro do nível de janeiro de 2020.

De acordo com a FBX, os observadores geralmente apontam para a ação de alianças oceânicas estáveis ​​como uma das principais razões para o sucesso das linhas de navegação na gestão da capacidade e na prevenção de um colapso da taxa no início de 2020. No entanto, a MSC e a Maersk, as duas maiores companhias marítimas do setor, anunciaram que não renovarão seu acordo de aliança 2M quando expirar no final do ano que vem, gerando especulações de que a MSC pode tentar fazer isso sozinha e questiona sobre quais consequências a secessão vai significar para a Maersk e como isso pode abalar as outras alianças.

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