O Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres da Drewry caiu 0,3% em setembro, mas foi 4,7% maior em relação ao ano anterior. A taxa de crescimento média móvel de 12 meses para a movimentação portuária global permaneceu em 5,5%, enquanto o crescimento global até setembro foi de 6,5%, e todas as regiões, exceto o Oriente Médio e o Sul da Ásia, registraram um crescimento positivo em volume.
A América Latina apresentou o maior crescimento, 11,8% até agora, seguida de perto pela América do Norte com 11,6%. Segundo a consultora, o índice global de desempenho portuário deverá cair ainda mais, 1,1% em termos mensais, em outubro, para 116,9 pontos. O Índice de Desempenho dos Portos de Contêineres da Grande China caiu 1,2% em termos mensais, para 123,0 pontos em setembro, mas subiu 3,9% em termos anuais.
O crescimento mensal do volume em portos de maior capacidade tornou-se negativo em setembro, na preparação para o feriado da Semana Dourada da China, no início de outubro. Os volumes na maioria dos principais portos ficaram bem acima dos níveis de desempenho de 2023, com as notáveis exceções de Xiamen e Hong Kong.
O Índice Europeu de Desempenho dos Portos de Contêineres subiu 0,9% em setembro para 108,4 pontos, 6,8% em termos homólogos. Além disso, a taxa de crescimento média móvel de 12 meses melhorou novamente para 4,1%. A diferença de crescimento entre as sub-regiões diminuiu nos últimos meses: a taxa de crescimento média móvel de 12 meses em setembro foi de 3,4% no norte da Europa, em comparação com 4,8% no sul da Europa.
O Índice de Desempenho dos Portos de Contêineres do Oriente Médio e do Sul da Ásia subiu 0,9% em setembro, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior, mas a taxa de crescimento média móvel de 12 meses caiu ainda mais para território negativo, com -1,0%. A diferença no crescimento do volume entre o Sul da Ásia e o Médio Oriente continuou a aumentar: a taxa de crescimento média móvel de 12 meses para o Sul da Ásia aumentou para 8,6% em Agosto, enquanto a do Médio Oriente caiu para -10,7% devido à atual situação de segurança. situação no Mar Vermelho.
Os volumes nos principais portos indianos no terceiro trimestre de 2024 cresceram dois dígitos em comparação com o terceiro trimestre de 2023, com o tráfego no porto de Jawaharlal Nehru aumentando 16% ano a ano durante o trimestre. Os índices de desempenho portuário de contêineres da Drewry são uma série de índices de crescimento/declínio de volume ajustados ao calendário, com base em dados mensais de desempenho para uma amostra de mais de 340 portos em todo o mundo, representando mais de 80% dos volumes globais. A referência para os índices é janeiro de 2019 = 100. (imagem do Tecon Rio Grande)
Nenhum comentário:
Postar um comentário