As tarifas que o futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende impor às importações do México, Canadá e China estão gerando uma aceleração dos pedidos de envio por parte dos importadores que esperam evitá-las. Isto geraria um impulso ascendente nas taxas de transporte marítimo de contêineres devido ao aumento da procura de capacidade. Mas os efeitos vão além, pelo menos é o que afirma Christian Roeloffs, cofundador e CEO da Container xChange no relatório de dezembro da consultoria.
“As tarifas tornam o comércio menos eficiente ao agregar custos, tempo e complexidade. em vez de rotas diretas, as empresas podem recorrer a transbordos, desvios através do México ou à diversificação dos locais de produção e montagem. Esta ineficiência exige capacidade adicional, tal como acontece com a produção. Consequentemente, prevemos que os preços dos contêineres e as taxas de frete permanecerão elevados, apoiando a procura de contêineres e de capacidade”, explicou o executivo.
No entanto, segundo ele, as tarifas retaliatórias e as pressões inflacionistas irão provavelmente prejudicar mais as exportações dos EUA do que as importações, criando desequilíbrios mais amplos. dinâmica comercial. Ele explica que tarifas mais elevadas acelerarão ainda mais o processo em curso de diversificação do risco comercial que começou durante a pandemia da COVID-19, quando as economias reconheceram a necessidade de reduzir a dependência de parceiros comerciais individuais para criar resiliência contra futuras perturbações.
Embora isto possa criar oportunidades para novas rotas marítimas, também pode levar a um desequilíbrio temporário entre a oferta e a procura de contêineres, prevê Roeloffs. Além disso, o relatório Container xChange, considerando as perturbações esperadas para 2025, antecipa os seguintes desenvolvimentos para o próximo ano que poderão ter um impacto significativo na indústria de logística de contêineres:
Padrões comerciais menores e mais distribuídos (centros de comércio e transbordo intra-asiáticos): À medida que as tensões geopolíticas e as perturbações comerciais aumentam, e especialmente com as tarifas de Trump definidas para aumentar ainda mais a instabilidade do mercado, mais rotas comerciais ganharão força, novas, pequenas e localizadas. O comércio intra-asiático, por exemplo, deverá crescer, com o surgimento de centros de transbordo em regiões como o Sudeste Asiático e o Médio Oriente.
Este modelo descentralizado pode oferecer mais flexibilidade e resiliência face a perturbações nas principais rotas marítimas, emergência de rotas marítimas alternativas (por exemplo, China-México-EUA): As crescentes tensões comerciais entre os EUA e a China estão impulsionando a reestruturação das rotas marítimas. Por exemplo, a rota China-México-EUA.
Os EUA tornaram-se mais proeminentes como alternativa às rotas transpacíficas tradicionais. Esta mudança oferece aos comerciantes opções diversificadas e reduz a dependência de uma única rota, especialmente porque as tarifas e as sanções têm impacto nos custos e na dinâmica dos fluxos. O aumento dos custos associados aos preços dos combustíveis, à conformidade regulamentar e às tarifas comerciais estão aumentando as despesas operacionais.
Isto é agravado por questões geopolíticas, regulamentações ambientais e perturbações como greves laborais. Esses custos afetarão diretamente os comerciantes de contêineres, influenciando as taxas de envio e o planejamento operacional. Para acompanhar a flutuação da procura e adaptar-se às regulamentações ambientais, muitas companhias marítimas continuarão a expandir as suas frotas. Há uma tendência crescente para investir em embarcações mais eficientes e ecológicas para cumprir padrões de emissões mais rigorosos e, ao mesmo tempo, gerir volumes crescentes de comércio.
À medida que a instabilidade aumenta, os comerciantes de contêineres terão de dar prioridade à flexibilidade nas suas operações. Isto inclui melhorar a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento e adotar tecnologias como monitorização em tempo real e análises preditivas para mitigar riscos e tomar decisões mais rápidas e informadas. Instabilidade de Volume e Tarifas: Os padrões comerciais continuarão a evoluir, com alterações no volume de mercadorias que circulam através de certas regiões devido a fatores como tarifas, conflitos laborais e perturbações relacionadas com o clima. Como resultado, as taxas de frete sofrerão maior instabilidade, exigindo que os comerciantes se adaptem rapidamente às mudanças nas condições.
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