O mercado de transporte de cargas multiuso (MPV) projeta um cenário positivo para afretadores e armadores, apesar de desafios como conflitos geopolíticos e as tarifas anunciadas por Donald Trump. Este optimismo é impulsionado principalmente pela procura de carga de projeto que ajuda a manter as taxas elevadas, de acordo com o último relatório da Drewry sobre o setor.
De acordo com Drewry, os Índices de Transporte Marítimo Breakbulk para carga geral e carga de projeto aumentarão em 2025, mas a diferença entre os dois deverá crescer, impulsionada pelas diferentes dinâmicas que afetam ambos os mercados de transporte marítimo. Segundo a consultoria, a utilização de navios cargueiros de projeto aumentará em meio a restrições de oferta e forte demanda por cargas de projeto.
Em contrapartida, o desempenho dos mercados de contêineres e a granel afetará significativamente a utilização de navios de carga geral. Como os custos de frete para cargas a granel também estão prestes a aumentar, o índice de carga geral também aumentará.
No mercado de fretamento, as taxas para navios de carga geral deverão aumentar de 1% a 7% (para diferentes tamanhos), enquanto as taxas de fretamento para navios de carga de projeto deverão subir entre 10% e 20% em 2025. Os dados mais recentes indicam um ambiente de forte procura, incluindo rotas para o Médio Oriente, África e Europa.
Por exemplo, navios com capacidade de até 10.000 a 15.000 dwt são fretados na faixa de US$ 12.000 a US$ 16.000. A demanda sustentada e a baixa disponibilidade de navios de carga do projeto sustentarão as taxas até 2026.
Do lado da oferta, a frota de MPV não cresceu em linha com as expectativas da Drewry, uma vez que foram entregues e desmantelados menos navios. Assim, a capacidade total ficou em 60 milhões de dwt. Isto inclui navios classificados como carga geral, bem como carga de projeto, cada um com capacidade de 2.600 dwt ou mais.
No entanto, apenas alguns pedidos foram feitos no segundo semestre do ano. Diante disso, a consultoria ajustou suas projeções sobre o número de navios a serem entregues em 2026, indicando que as entregas deverão ser moderadas nos próximos dois anos. Uma parcela significativa dos pedidos de construção de navios de carga geral programados para 2025 será utilizada como capacidade de reposição; portanto, o crescimento será marginal.
Além disso, o aumento da oferta de navios porta-contêineres intensificará a concorrência com os MPV. Separadamente, Drewry espera uma oferta restrita de navios de carga de projeto devido a uma baixa carteira de pedidos, o que resultará em taxas de fretamento mais altas. Além disso, se os atrasos nas entregas aumentarem em 2025, um aumento nas taxas poderá ser observado no próximo ano para cargas de projeto.
Por outro lado, o sucateamento se recuperou no 4T24. Contudo, importa referir que 40% dos navios de carga geral têm mais de 25 anos, e um número significativo deles tem mais de 30 anos. Muitos armadores estão atrasando o descomissionamento enquanto os navios operam acima dos níveis de equilíbrio.
Portanto, as perspectivas para as taxas de fretamento para navios de carga geral de todos os tamanhos são cruciais à luz do potencial desmantelamento. A procura de navios de carga de projeto será forte em 2025, especialmente na Ásia, apoiada por projetos energéticos que continuam dentro do calendário.
No entanto, os riscos geopolíticos, as potenciais tarifas e os efeitos moderados do El Niño poderão afetar significativamente o comércio mundial, especialmente no que diz respeito à carga geral e aos produtos a granel. Espera-se que a procura de cereais, fertilizantes, aço e outros materiais de construção aumente significativamente até 2025, impulsionando a procura de carga geral e carga de projeto.
Entretanto, qualquer aumento na procura destes produtos será provavelmente controlado pelo mercado a granel, que funciona como um amortecedor. No entanto, os conflitos globais em curso e as potenciais alterações políticas representam riscos consideráveis. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China poderá afetar o comércio de grãos e soja, o que afetaria o setor graneleiro e aumentaria a concorrência pela carga geral.
Finalmente, para Drewry, a tendência ascendente nas taxas de carga de projeto deverá persistir em 2025 devido à oferta limitada de navios e à elevada procura. Em contraste, as taxas de carga geral deverão registar aumentos mais moderados, influenciados pelos padrões comerciais regionais e pela dinâmica económica.
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