A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey está reivindicando uma redução nas transações de vendas de terminais e buscando uma porcentagem maior de receita das empresas que operam suas docas. Também está exigindo que as concessionárias que movimentam carga invistam mais do seu próprio dinheiro na melhoria das infra-estruturas, informou o WSJ.
A abordagem mais agressiva da Autoridade Portuária está tomando forma à medida que as companhias marítimas reportam lucros mais elevados e os operadores portuários internacionais investem milhares de milhões de dólares para obter concessões para os principais terminais. A CMA CGM adquiriu dois terminais nos portos de Nova York e Nova Jersey no ano passado por US$ 2,8 bilhões, um dos maiores negócios recentes.
O Porto de Nova York-Nova Jersey está vinculado a contratos de concessão que duram várias décadas, por isso busca que as concessões e renovações dos contratos de operação do terminal lhe permitam captar maiores receitas de grandes volumes de cargas transportadas.
Os contratos de concessão do porto dos dois maiores terminais de Nova York-Nova Jersey expirarão nos próximos anos, incluindo o dos Terminais Maher, a instalação mais valiosa do porto. A atual concessionária de Maher, o fundo australiano de infraestrutura Macquarie Asset Management, está negociando uma extensão de seu contrato para modernizar o terminal ou vendê-lo. As autoridades marítimas dizem que a potencial venda, que poderá ocorrer já em 2025, está atraindo o interesse de algumas das maiores companhias marítimas do mundo, fundos de infra-estruturas e operadores de terminais.
Se vendida, a propriedade poderá render vários bilhões de dólares, segundo observadores. O porto também está negociando com a APM Terminals, subsidiária da Maersk, que opera um terminal em Elizabeth, Nova Jersey, segundo fontes do setor. Seu contrato de concessão expira no final de 2029. Enquanto isso, representantes da Maersk e da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, que administra o porto, não quiseram comentar.
Os terminais portuários são muito procurados, à medida que os seus operadores e os fundos de infra-estruturas procuram ativos valiosos e as companhias marítimas investem milhares de milhões de dólares para adquirir terminais e controlar melhor as operações em terra dos seus navios. Em 2022, a CMA CGM adquiriu 90% do sócio na Fenix Marine Services, um dos maiores terminais do Porto de Los Angeles, com valor empresarial de US$ 2,3 bilhões.
A Cosco Shipping Ports expandiu as suas operações de terminais em todo o mundo em linha com a expansão da estatal Cosco Shipping Lines, assumindo este ano participações em terminais no porto mais movimentado da Tailândia e abrindo o porto de Chancay com um investimento de 3.500 milhões de dólares no Peru.
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