O porto de Xangai tornou-se o primeiro do mundo a ultrapassar a marca dos 50 milhões de TEU num ano, consolidando a sua posição como o terminal de contêineres mais movimentado do mundo durante 15 anos consecutivos, de acordo com o operador portuário Shanghai International Port (Group). Graças à melhoria constante da sua funcionalidade e à elevada qualidade dos seus serviços, o complexo chinês tornou-se um importante motor de crescimento do trânsito de contêineres.
“A taxa de transbordo no porto deverá atingir um recorde de 60% em 2024”, disse Yang Yanbin, vice-gerente geral do departamento de produção e negócios do Porto Internacional de Xangai (Grupo). Xangai ocupa o terceiro lugar entre os centros de transporte marítimo internacional, atrás apenas de Singapura e Londres, de acordo com o Índice de Desenvolvimento do Centro de Transporte Internacional Xinhua-Baltic 2024, divulgado no início de agosto.
O Porto de Xangai não só atingiu a marca histórica de 40 milhões de TEUs em movimentação de contêineres, como também lançou a operação do seu terminal automatizado, ou a quarta fase do projeto do Porto de Yangshan. O terminal realizou uma movimentação combinada de contêineres de mais de 35 milhões de TEUs nos últimos sete anos.
Comparado com terminais convencionais, o terminal automatizado poupa 70% dos trabalhadores e aumenta a eficiência em 30%. O sistema automático de controle de gestão da produção intelectual portuária, ou sistema TOS, funciona como o cérebro do porto. O sistema foi pesquisado e desenvolvido de forma independente pelo Porto Internacional de Xangai (Grupo). Atualmente, as tecnologias portuárias automáticas foram aplicadas em 14 terminais na China e no exterior.
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