Uma reunião nesta terça-feira, 17, em Brasília (DF), no Ministério dos Portos e Aeroportos, bateu o martelo sobre a federalização do Porto de Itajaí (SC), que era administrado pelo município). O terminal, pertencente à União, terá a gestão temporariamente associada ao Porto de Santos (SP)
O advogado João Paulo Tavares Bastos, de Itajaí, foi confirmado pelo governo federal como novo administrador do porto. Ele foi indicado ao posto pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que atuou ativamente no movimento pela federalização. O Ministério dos Portos e Aeroportos justificou que a decisão de assumir a gestão do Porto foi tomada após um amplo debate dentro do governo.
Sobre a vinculação à Autoridade Portuária de Santos (APS), a informação do governo é que “a escolha seguiu a recomendação de que a administração do Porto de Itajaí fosse atribuída a uma empresa com forte capacidade de gestão e estabilidade financeira, a fim de garantir a continuidade das operações, a preservação dos postos de trabalho e a movimentação eficiente de cargas”.
“O trabalho conjunto entre os dois portos fortalece a competitividade logística, facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambas as regiões”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho, após a reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário