sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

PortosRS apresenta ao legislativo gaúcho o Programa Estratégico de Recuperação de Portos e Hidrovias

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o diretor de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, representaram a empresa pública na sessão da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado estadual Gustavo Victorino. A reunião ordinária aconteceu nesta semana na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Durante a sessão, Klinger apresentou o Programa Estratégico de Recuperação de Portos e Hidrovias, iniciativa que busca reestruturar as infraestruturas atingidas pelas enchentes ocorridas em maio deste ano. O projeto inclui ações em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, além de intervenções nos canais de navegação da Lagoa dos Patos e do Lago Guaíba.

"Nosso foco é garantir a recuperação completa das infraestruturas portuárias e de navegação, priorizando a segurança e a retomada plena das operações. As ações emergenciais já realizadas são um passo importante, mas ainda temos desafios significativos pela frente, que demandam investimentos robustos e planejamento estratégico", afirmou Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.

Klinger destacou os esforços da empresa durante e após as enchentes, mencionando as perdas financeiras e estruturais, como os R$900 mil registrados no Porto de Porto Alegre. Ele detalhou as medidas emergenciais realizadas, como dragagens, instalação de equipamentos e reparos, totalizando um investimento superior a R$691 milhões, parte proveniente do Fundo de Reconstrução do Estado.

Os deputados Rodrigo Lorenzoni (PL), presidente da Comissão, Aloísio Classmann (União), Capitão Martim (Republicanos), Cláudio Tatsch (PL), Dr. Thiago Duarte (União), Guilherme Pasin (PP), Paparico Bacchi (PL) e Pedro Pereira (PSDB) participaram da reunião. Questionamentos dos parlamentares abordaram as obras em andamento e futuras intervenções necessárias para restaurar a profundidade dos canais e a plena operação dos portos gaúchos.

O diretor de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, reforçou a importância do diálogo com o Legislativo e o trabalho contínuo da Portos RS. "Nós queremos que esta casa seja nossa parceira nesta ação. Este espaço é muito importante para que possamos mostrar para a sociedade gaúcha o que a Portos RS vem fazendo. Nós estamos trabalhando para que possamos retomar a normalidade da navegação o mais rápido possível", declarou Oliveira.

O Programa Estratégico também inclui a dragagem do canal de Itapuã, iniciada em novembro, com previsão de conclusão em 90 dias. Outras obras em canais secundários estão em fase de contratação e contemplarão regiões como Pedras Brancas e São Gonçalo, entre outras.

Por fim, Klinger ressaltou que a empresa busca recursos internacionais para ampliar o alcance das ações previstas, garantindo maior segurança e eficiência às operações portuárias no estado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário