As perspectivas para 2018 são animadoras na visão dos principais
executivos da Mercedes-Benz, marca líder do mercado de veículos
comerciais: com previsão de crescimento do PIB e da taxa Selic chegar
6,5% até o final do ano, as condições econômicas estão interessantes
para quem quer investir na visão da área comercial da montadora.
E
os números reforçam esta tese. Foram comercializados mais de 6.200
veículos comerciais entre dezembro e janeiro: 4000 ônibus, 1073
caminhões e 1154 comerciais leves da linha Sprinter. O agronegócio,
logística, transporte de combustíveis e químicos, mineração e madeira
foram segmentos que mais investiram o que leva a montadora a estimar um
crescimento de 30% nas vendas de caminhões em 2018 na comparação com o
ano passado.
Segundo dados da Anfavea, a associação dos fabricantes, no total o
licenciamento de caminhões somou em janeiro 4,6 mil unidades, aumento de
54,8% sobre as 2,9 mil unidades de janeiro do ano passado e diminuição
de 24,9% se defrontado com as 6,1 mil de dezembro.
FROTAS – A Raízen/Shell, principal fabricante de
etanol de cana-de-açúcar do Brasil, acaba de negociar 533 caminhões
sendo 300 Actros para transporte de combustível na Divisão Shell e 233
Axor para operações fora de estrada. No total são 1.057 extrapesados da
marca vendidos para operações da empresa em apenas seis meses, uma vez
que a companhia havia adquirido 524 unidades em julho de 2017.
“Estamos na melhor fase de produtos da Mercedes-Benz. Nunca estivemos
tão maduros com soluções em todos os segmentos, dos pesados aos semi-
leves. Dos pesados aos leves. Os números de vendas nos motivam a
continuar perseguindo o mote ‘As Estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’,
entregando ao cliente o produto por ele desejado, atendendo suas
expectativas de rentabilidade, conforto e segurança”, afirma Roberto
Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços
Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.
A D’Granel Transportes também fechou 100 extrapesados em janeiro,
sendo 86 Axor e 14 Actros para o transporte de granéis sólidos para
siderurgia, cimenteiras, mineradoras e celulose, com operações no
Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Também
em janeiro, a Mercedes-Benz negociou 80 caminhões Axor para a Expresso
Nepomuceno, que serão destinados ao transporte de cana-de-açúcar e
madeira em várias regiões do Brasil. Somam-se ainda 110 extrapesados
para diferentes aplicações: 52 Actros para transporte de combustível
(Transjordano), 35 Actros para transporte logístico (Log Brasil) e 23
Axor para operações de cana-de-açúcar (Breda).
Em dezembro de 2017, foram 150 Actros para a Transoeste realizar o
transporte de grãos no Centro-Oeste (negociações realizadas com o
envolvimento da unidade de seminovos SelecTrucks) e 100 Actros para
renovação de frota da Transportadora Risa, maior produtora de soja na
nova fronteira do Nordeste.
O caminhão extrapesado Actros, top de linha da Mercedes-Benz, foi um
grande destaque de vendas ao longo de 2017. Foram emplacadas 1.498
unidades, entre modelos on e off-road, o que significa um aumento de
aproximadamente 66% sobre o ano anterior. Considerando apenas os Actros
rodoviários, o crescimento de vendas foi superior a 70%.
MANUTENÇÃO – Na área de pós-vendas, a Mercedes-Benz
comercializou 819 Planos de Manutenção e o sistema de gestão de frotas
Fleetboard para a Raízen, 109 para caminhões Axor e Actros da Transgrãos
e 100 para a Transportadora Risa, totalizando mais de 1.000 Planos de
Manutenção e Fleetboard comercializados.
“Esses serviços contribuem com a modernização da gestão de frota e
aas empresas podem se concentrar em sua atividade, deixando os cuidados
da frota com a Mercedes-Benz e seus concessionários”, destaca Silvio
Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do
Brasil.
Silvio Renan informa ainda que, no primeiro trimestre de 2018, os
clientes da marca passam a contar com o programa de fidelidade e
recompensas de fábrica. Inédito no segmento e de abrangência nacional, o
programa – que é uma ampliação do App Mercedeiros de Verdade com mais
de 30.000 downloads – traz vantagens e recompensas aos participantes,
sejam os proprietários dos veículos, motoristas.
SPRINTER – Entre vans de passageiros e furgões, a
Mercedes-Benz negociou 1.154 veículos da linha Sprinter para
implementação de ambulâncias e transporte de pessoas.
Além de retomar a liderança de mercado em 2017 no segmento de
comerciais leves (3,5 a 5 toneladas), com 36,7% de participação e 6.327
unidades emplacadas ao longo do ano, a Mercedes-Benz foi a única marca
entre os principais concorrentes a registrar crescimento no volume de
vendas em relação ao ano anterior, 31% a mais, enquanto o mercado como
um todo teve queda de 5%.
“Em apenas cinco anos, aumentamos nosso market share em mais de 21
pontos percentuais, saltando de 14,9% em 2012 para 36,7% em 2017. Para
este ano, nosso objetivo é aumentar nossas vendas em 15%, incrementando
ações focadas nos clientes, como a revisão com preço fixo declarado e os
planos de manutenção específicos para os veículos Sprinter, além de
continuarmos investindo nos nossos Van Centers e Centros Especializados
em nossa Rede para esse segmento”, afirmou Jefferson Ferrarez, diretor
de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.
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