A quebra de um novo contrato de fornecimentos de frango com a rede de entrega DHL deixou quase dois terços das sucursais da KFC no Reino Unido fechadas na última segunda-feira, 19, em um dos maiores micos logísticos comentado na Web. A operadora alemã prometeu estabelecer um novo ponto de referência para atender a cadeia global da companhia norte-americana de fast-food. A falha mereceu reportagem em destaque no jornal londrino Financial Times.
Na hora do almoço, segundo o FT, mais de
560 dos 900 restaurantes britânicos do KFC foram fechados devido a
“questões operacionais” da DHL que deixou as entregas de frango
“incompletas ou atrasadas” menos de uma semana após o início do
contrato. Em uma das piores falhas de logística dos últimos anos, o
restaurante de frango disse que seu novo parceiro de distribuição
experimentou “alguns problemas de distribuição”, provocando a
interrupção dos restaurantes.
“Obter frango fresco para 900
restaurantes em todo o país é bastante complexo”, explicu a empresa.
O KFC da Yum Brands revisou sua cadeia de abastecimento britânica em
novembro, encerrando sua relação com a empresa de entrega Bidvest e
entrando em uma parceria de três vias com a DHL e o parceiro anterior
Quick Service Logistics (QSL), que forneceu a cadeia de frango frito na
Europa desde 2011.
Na época, a DHL descreveu o novo contrato como um
movimento “inovador” que veria a DHL “reescrever o livro de regras” e
“definir uma nova referência para a entrega de produtos frescos ao KFC
de forma sustentável”. Mas na segunda-feira, a DHL, de propriedade do
grupo Deutsche Post, foi obrigada a pedir desculpas aos decepcionados
clientes da KFC. “Estamos trabalhando com a KFC e nossos parceiros para
corrigir a situação como uma prioridade e pedir desculpas por qualquer
inconveniente que isso possa ter causado.
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