O terminal da Eldorado no Porto de Santos é resultado de um
investimento de mais de R$ 90 milhões. Deste total, R$ 50 milhões foram
para a compra dos direitos de exploração da área do Armazém XIII (13
externo), onde a unidade foi erguida. O contrato de arrendamento estava
firmado com o Grupo Rodrimar, que o vendeu à empresa.
A marca de 1 milhão de toneladas movimentadas foi atingida no mês
passado, com a expedição de uma carga de cerca de 10 mil toneladas. A
mercadoria, embarcada no navio Saga Fjord, teve como destino o mercado
europeu, pontualmente nos portos de Livorno e Monfalcone, na Itália. O
cargueiro escalou no primeiro complexo no último domingo e chegará no
segundo na sexta-feira.
Para o gerente geral de Logística da Eldorado Brasil, Flávio da Rocha
Costa, o marco de 1 milhão de toneladas movimentadas é uma demonstração
do espírito empreendedor e competitivo da empresa e de seus
colaboradores. “Esse um milhão veio para contemplar todos os esforços
que fizemos, resultando na melhora da prancha de embarque, na alta
produtividade da operação e também na descarga de veículos.
Anteriormente descarregávamos com trem e, agora, estamos com 100% de
caminhões”.
Com o aumento da produtividade na operação portuária, a empresa
conseguiu, até o mês passado, uma redução nos custos logísticos de mais
de R$ 60 milhões. O terminal tem uma área de 9,5 mil metros quadrados e
utiliza moderna tecnologia de manuseio de cargas.
Segundo Costa, as cargas produzidas em Três Lagoas (MS) percorrem, em
caminhões, uma distância de 900 quilômetros até o Porto de Santos.
Aqui, são embarcadas como carga geral ou em contêineres.
“Trabalhamos fortalecendo parcerias com armadores que acabam
utilizando a Santos Brasil (operadora do Tecon, na Margem Esquerda, em
Guarujá), a Embraport (na Área Continental de Santos) e a BTP (Brasil
Terminal Portuário, na Alemoa), que são os três terminais com que a
Eldorado trabalha no Porto de Santos”, explicou o gerente geral.
Hoje, a Eldorado produz em torno de 1,65 milhão de toneladas de
celulose por ano. Praticamente 90% dessa produção segue para o mercado
internacional. O cais santista é responsável por 70% dos embarques.
Os demais carregamentos são escoados pelos portos da Região Sul do
País. Os complexos portuários de Paranaguá (PR), Itapoá (SC) e São
Francisco do Sul (SC) estão nessa lista.
2017 Neste ano, os executivos da Eldorado do Brasil no Porto de Santos
pretendem concentrar esforços em produtividade. “A nossa perspectiva com
relação ao terminal é continuar nesse mesmo ritmo. Nós não temos
nenhuma mudança com relação ao que a gente vem executando nos últimos
meses. Nós tivemos uma evolução muito forte em volume em 2015 e no ano
passado no Porto”, destacou Flávio Costa.
Para manter esse desempenho operacional, a empresa pretende
intensificar treinamentos com colaboradores para a utilização de
equipamentos. Hoje, ela conta com mais de 90 funcionários diretos. “Uma
coisa bem importante é o trabalho que a gente está fazendo em conjunto
com o sindicato, com o Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra). Acho que é um
trabalho bem bacana, bem aberto de acordo com eles”, explicou o
executivo.
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