Colaboradores da Portos RS, órgãos intervenientes, agentes de navegação e autoridades participaram de uma capacitação do sistema Porto Sem Papel (PSP), plataforma que tem como objetivo desburocratizar e otimizar as documentações que envolvem a logística aduaneira. A atividade aconteceu na Câmara do Comércio de Rio Grande.
Utilizado nos três portos públicos do Estado, o PSP foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários que promoveu a atividade com o objetivo de atualizar sobre as novas funcionalidades da ferramenta e ouvir os usuários sobre possíveis melhorias no sistema. O curso foi ministrado pela equipe técnica do Serviço Federal de Processamento (Serpro).
Além digitalizar os processos de comércio exterior, o PSP agiliza o desembaraço aduaneiro e se consolidou como a Janela Única Marítima do Brasil, sistema voltado à concentração de dados referentes à logística portuária que reúne as informações prestadas pelos armadores e agentes de navegação para a análise dos órgãos anuentes para a liberação das operações.
Com
a implementação do PSP, o governo federal estimula o uso da tecnologia para a
otimização dos processos, o que pode alavancar e a ampliar a presença dos
portos brasileiros no comércio mundial. Para as empresas os benefícios se
refletem na segurança, organização e economia, pois a agilidade dos
desembaraços se reflete na redução dos custos das operações. (fonte: PortosRS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário