quarta-feira, 27 de março de 2024

Complexo do Pecém busca projetos privados do Banco Mundial junto ao IFC

O Complexo do Pecém, buscando fortalecer a parceria com o Banco Mundial e consolidar investimentos no Estado do Ceará, participou de uma reunião com representantes da International Finance Corporation (IFC), instituição membro do Banco Mundial voltada para o fortalecimento do setor privado nos países em desenvolvimento. Em reunião no Palácio da Abolição, o presidente do Complexo, Hugo Figueirêdo, apresentou a infraestrutura do Pecém para receber os projetos do Hub de Hidrogênio Verde. O governador Elmano de Freitas também compareceu à reunião para cumprimentar a comitiva.

Liderada pela gerente sênior de inovação e desenvolvimento de negócios da IFC, Diep Nguyen-van Houtte, a comitiva foi acompanhada por executivos da Fortescue, incluindo o gerente nacional da empresa no Brasil, Luís Viga, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV). A multinacional australiana é uma das quatro empresas que possuem pré-contrato com o Complexo para a instalação de uma unidade fabril voltada à produção e distribuição do hidrogênio verde no Pecém, mais especificamente no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

“A IFC auxilia na preparação do projeto para a decisão final de investimento das empresas privadas, assim como as financia. Trata-se, portanto, de um parceiro importante para complementar o financiamento do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará. Como parte do Banco Mundial, que já financia o Complexo do Pecém e vem trabalhando com oferta de assistência técnica, a instituição está em posição privilegiada para fortalecer esse grandioso projeto”, destaca Hugo Figueirêdo.

Também participaram da reunião com a International Finance Corporation o presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão; o secretário da Fazendo do Estado, Fabrízio Gomes; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Semace), Carlos Alberto Mendes; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; além de outros representantes do Governo do Estado do Ceará.

Ricardo Cavalcante comentou que o interesse do Banco Mundial em financiar projetos locais é resultado do trabalho que vem sendo realizado em conjunto pelo Governo do Estado, Federação das Indústrias e universidades. “Eles estão entendendo essa sintonia”, afirmou, acrescentando que “em 70 anos, nós nunca tivemos uma chance tão grande de mudar a vida das pessoas com sol e vento, exatamente do que a gente reclamava e que, hoje, com certeza, representa o futuro, a mudança e paradigma de futuro das pessoas nos próximos anos”.

O gerente nacional da Fortescue, Luis Viga, apresentou um panorama do projeto para produção de hidrogênio verde da empresa no Complexo do Pecém, com investimentos de cerca de R$ 20 bilhões. Ele destacou para os executivos da IFC que o potencial do Brasil e do Ceará para liderar a transição energética é enorme. “As vantagens que o Brasil tem em comparação a outros, como o custo menor da energia renovável, qualidade e disponibilidade dos recursos solares e eólicos, redes de transmissão espalhadas pelo território, entre outros, são poderosas. O desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde não só contribui para a descarbonização, mas para a neoindustrialização do país, trazendo oportunidades para outros setores como fertilizantes e aço verde”, afirmou.

Após a reunião no Palácio, os executivos da IFC e da Fortescue visitaram, pessoalmente, as instalações do Complexo do Pecém. Primeiramente, eles se reuniram com o presidente Hugo Figueirêdo e com o presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão, para conhecer detalhes mais aprofundados sobre o planejamento do Complexo para a consolidação do Hub de Hidrogênio, incluindo os investimentos previstos e a parceria com o Porto de Roterdã, o maior e mais importante porto da Europa, que é um dos acionistas do Complexo do Pecém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário