sexta-feira, 8 de março de 2024

MSC lidera Rota Ásia/Europa com participação de 22,1% da capacidade transportada

No início de fevereiro, navegavam entre a Ásia e a Europa 431 porta-contêineres, representando uma capacidade de 6,33 Mteu (ou 22% da frota desses equipamentos). Nos últimos doze meses, a frota nesta rota cresceu 19%. Embora os volumes de tráfego principal tenham aumentado 7,8% em 2023, o aumento de 19% na capacidade resultou da adição de navios necessários para manter uma frequência de navegação semanal para todos os serviços que estão sendo desviados pelo Cabo da Boa Esperança devido ao crise no Mar Vermelho.

No entanto, nem todos os navios adicionais necessários estão disponíveis e as companhias marítimas que recebem novos barcos estão em melhor posição para manter uma frequência de navegação semanal e também aumentar a sua quota de mercado. Houve mudanças significativas nas quotas de mercado de algumas companhias marítimas nos últimos doze meses.

A evolução mais marcante é o crescimento de 54% da frota MSC implantada entre a Ásia, o norte da Europa e o Mediterrâneo. A armadora adicionou 488.000 TEUs de capacidade extra, representando quase metade da injeção total de capacidade de 1 MTEU desde fevereiro de 2023.

Com uma quota de mercado de 22,1%, a MSC assumiu a posição de líder detida pela Maersk (agora em 15,8%). A MSC aumentou a sua contribuição para a frota 2M em 279.000 TEUs, e agora também opera 208.500 TEUs de capacidade em serviços independentes, como Extremo Oriente – “Dragão” Mediterrâneo e Extremo Oriente – Norte da Europa – “Cisne” Báltico.

Apesar das suas atividades fora do âmbito da 2M, o crescimento da frota da MSC permitiu que esta aliança, que inclui a Maersk, se tornasse a maior aliança marítima na rota, com uma quota de mercado de 33,4% com base na tonelagem alienada (em comparação com 32,4% um ano atrás). Em contrapartida, a participação de mercado da Ocean Alliance caiu para 33% (de 37,5% em fevereiro de 2023), já que CMA CGM, Cosco Shipping, OOCL e Evergreen não receberam muitos navios novos e ainda lutam para completar seus serviços na rota.

A Aliança também caiu desde que os membros da THE Alliance suspenderam o serviço 'FE5' entre o Sudeste Asiático e o Norte da Europa em novembro, a sua quota de mercado também é menor, representando apenas 23,3% da frota total Ásia-Europa (em comparação com 25,7% no ano passado). A parti da invasão russa da Ucrânia, a maioria das companhias aéreas globais suspendeu os serviços de e para os portos russos de São Petersburgo e Novorossiysk, criando oportunidades para as companhias aéreas russas, chinesas, turcas e do Médio Oriente.

Embora companhias marítimas como a New New Shipping, OVP Shipping, Safetrans, FESCO, Akkon ou CStar operem navios relativamente pequenos, a capacidade implantada pelas empresas fora das alianças duplicou em capacidade num ano, de 154.600 TEUs para 308.300 TEUs. A quota de mercado combinada destes pequenos operadores atingiu quase 5%. Isto também inclui a participação de mercado em rápida expansão de 1,2% da ZIM. Entretanto, os membros da aliança operam outros 344.000 TEUs de capacidade por conta própria, em itinerários ad hoc ou serviços independentes, com a quota de mercado combinada da 2M, da Ocean Alliance e da THE Alliance situando-se agora em 89,7%, acima dos 95,6% registados há um ano.

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