terça-feira, 26 de março de 2024

Aumento das exportações de diesel dos Estados Unidos para a América do Sul beneficia navios-tanque MR

As taxas de utilização das refinarias dos EUA ainda estão abaixo dos níveis do ano passado em aproximadamente 3,2% numa base de média móvel de quatro semanas. Até agora, neste trimestre, a utilização média das refinarias norte-americanas foi de 851%, o que é -13% menos que no ano passado e 2,0% menos que a média de cinco anos para esta época do ano. Por sua vez, a menor utilização destas refinarias apoiou a redução dos stocks de produtos petrolíferos, com os stocks de gasolina atualmente 1% abaixo dos níveis do ano passado e 1,8% abaixo da média de cinco anos.

Isto ocorre dois meses antes do pico da temporada de verão no norte, quando as exportações de gasolina da Europa aceleram. Neste sentido, as exportações europeias de gasolina para os Estados Unidos em Março estão no bom caminho para aumentar mais de 30% e poderão acabar por aumentar a um ritmo mais rápido nos próximos dois meses

Essa situação poderá acelerar ainda mais as exportações tanto para os EUA como também para a África Ocidental, uma vez que se estima que a proibição das exportações de gasolina russa, anunciada em 1º de março e que durará até setembro de 2024, deixará um déficit de cerca de 60-90 kbpd de importações nesta última região. Ao mesmo tempo, as exportações de diesel dos EUA para a América do Sul poderiam aumentar para compensar quaisquer futuras deficiências nas exportações de diesel da Rússia, contribuindo para o aumento da utilização de navios-tanque MR no Atlântico.

Por outro lado, o trânsito de petroleiros pelo Canal do Panamá ainda apresenta um desempenho muito inferior aos níveis do ano passado (-46% ano a ano), bem como às médias históricas, o que sustenta as ineficiências no fornecimento de MR, enquanto o aumento no os trânsitos anunciados para o final de março pouco contribuiriam para aliviar significativamente as ineficiências no fornecimento deste tipo de navios.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário