Os governos dos Estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul lançam oficialmente na
próxima semana, durante apresentação a potenciais investidores, em São
Paulo, o projeto de construção de uma nova ferrovia, entre Dourados (MS)
e o porto de Paranaguá (PR), destinada exclusivamente ao transporte de
grãos.
Serão mil quilômetros de trilhos sob concessão, em dois lotes -
Dourados/Guarapuava (PR) e Guarapuava/Paranaguá - ao custo estimado de
R$ 10 bilhões. O projeto inclui a atual Ferroeste, controlada pelo governo
paranaense, que opera entre Cascavel e Guarapuava. A partir daí, os
vagões seguem pelos trilhos da Rumo, mediante direito de passagem. "Será
uma ferrovia importante, tendo em vista que o volume de grãos
movimentado pela Rumo vem caindo ano a ano por falta de manutenção", diz
o presidente da Ferroeste, João Araújo.
Em nota, a Rumo rebateu a afirmação, destacou a realização de
investimentos na malha e disse que "a construção de uma ferrovia ao lado
de uma já existente se mostra inviável, demandaria grandes
investimentos e um longo tempo de construção, além de entraves para
obtenção de licenciamento ambiental".
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