O total de navios previstos para embarcar açúcar nos portos
brasileiros diminuiu para 30 na semana encerrada na terça-feira, o que
representa uma queda de 36% em duas semanas. A redução começou na medida em que a
safra do centro-sul vai chegando ao fim, segundo relatório de uma
agência marítima.
Além disso, a indústria do maior produtor e exportador global de
açúcar está destinando um volume maior de cana para a produção de
etanol, com preços mais competitivos. O levantamento da agência marítima Williams apontou ainda uma queda
de 11 embarcações na fila na comparação com a semana imediatamente
anterior.
As 30 embarcações previstas estão agendadas para carregar 832,06 mil toneladas de açúcar até o dia 10 de dezembro. O "line-up" dá uma ideia do volume a ser exportado até meados do próximo mês pelos portos do maior exportador global de açúcar.
Com a safra da principal região produtora do país, o centro-sul,
aproximando-se do fim, a tendência é de uma redução nos embarques
nacionais, ainda que o Nordeste esteja no pico da colheita. O relatório da Williams considera embarcações já ancoradas, aquelas
que estão ao largo esperando atracação e também as que devem chegar às
áreas portuárias.
O maior volume deverá ser embarcada no Porto de Santos, de onde
sairão 485,81 mil toneladas, ou 58% do total. Paranaguá
responderá por 40%, com 333,68 mil toneladas; e Suape, por 2% (12,56 mil toneladas). A maior quantidade de açúcar a ser exportado é do tipo VHP, açúcar
bruto de alta polarização, com 714,96 mil toneladas. Os embarques do
refinado A-45 e do cristal B-150, embarcados ensacados, somam 12,56 mil e
104,53 mil toneladas, respectivamente.
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