O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil criará nesta quarta-feira, 1º de outubro, o grupo de trabalho que debaterá a concessão da gestão da dragagem do Porto de Santos à iniciativa privada. A informação é do vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Beto Mansur (PRB/SP).
Segundo o parlamentar, a portaria instituindo a equipe será assinada pelo ministro Maurício Quintella. O grupo vai analisar a proposta de empresários do complexo marítimo que prevê a criação de um consórcio formado por arrendatários, operadores portuários, terminais privados e, possivelmente, a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), administradora do complexo.
A nova empresa poderá ser uma Sociedade de Propósito Específico sem fins lucrativos. Como remuneração, ela poderá receber parte da tarifa destinada à manutenção dos acessos aquaviários do porto. A concessão é defendida pelo chefe da Casa Civil do Palácio do Planalto, ministro Eliseu Padilha, que apoiou a ideia em reunião com empresários do setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário