segunda-feira, 3 de outubro de 2022

PRF/RS diz ao Sdaergs que tráfego na ponte de Uruguaiana está sendo realizado com segurança e agilidade

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul (PRF/RS), Robson Souza, garantiu que “o tráfego de veículos pela ponte sobre o Rio Uruguai, em Uruguaiana, está sendo realizado com segurança e agilidade, mesmo com as obras de reparo devido à rachadura provocada por dano estrutural em um pilar da travessia”. A afirmação foi feita durante reunião com o vice-presidente do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), Fábio Ciocca, na sede do órgão, em Porto Alegre, após encerramento da operação emergencial que manteve uma equipe da PRF de forma permanente no local desde o início do problema.

“Manifestamos ao superintendente nossa preocupação especialmente com o incremento do movimento de carros a partir do próximo mês com o início da temporada de verão que atrai expressivo número de turistas, principalmente da Argentina para o litoral brasileiro, passando pela cidade”, disse Ciocca. O superintendente adiantou que está acompanhando atentamente a situação e aberto ao diálogo com o Sindicato e outras entidades com o objetivo de manter o fluxo funcionando de modo adequado.

“Estamos monitorando a evolução do movimento, nosso efetivo precisa atender todo o Estado, impossibilitando o atendimento permanente na ponte de Uruguaiana. Mas, avaliamos continuamente as condições e, caso ocorra o agravamento da situação e seja necessário, certamente poderemos contingenciar recursos para o atendimento desta travessia Brasil/Argentina”, assegurou Souza. “No verão, de fato, teremos reforço para atender o aumento da demanda”, frisou.

O vice-presidente do Sdaergs ponderou que “seria importante um reforço pelo menos nos horários de pico” e sugeriu a adoção de “um corredor seguro” entre a ponte e o porto seco à noite, para que o fluxo dos caminhões ocorra com segurança. O superintende considerou a ideia “viável” e pode ser estudada. “Precisamos ir passo a passo, tomando medidas conforme a necessidade for indicando, procurando sempre garantir a demanda do tráfego da forma mais adequada”, explicou Souza.

O Sdaergs também manteve contatos nos últimos dias com outros organismos como o DNIT e o Ministério da Economia, pressionando, junto com outras entidades, para que, após a manutenção de urgência, feita imediatamente após a identificação da rachadura, fosse aprovado o decreto emergencial de recursos com a suplementação orçamentária de verba para a execução dos trabalhos. Essas iniciativas permitiram que o tráfego entre Uruguaiana e Paso de Los Libres continuasse funcionando, mantendo as operações de exportação e importação através de Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário