segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Escassez de "car carriers" projeta disparada nas tarifas de fretes até US$ 150 mil por dia em 2023

O mercado de transportadoras de automóveis acelerou em meados de agosto, depois que a Nissan aumentou sua taxa para US$ 100.000/dia para o “Lago de Genebra” (6.178 CEUs, janeiro de 2015, Imabari). Recorde em um mercado em ascensão, paralisado pela escassa oferta de PCTCs (Pure Car Truck Carrier) após anos de baixo investimento na construção de novos desses navios.

Para colocar isso em perspectiva, é 174% superior à taxa de janeiro, apenas nove meses antes, e impressionantes 488% em relação a dezembro de 2019, em comparação com um afretamento de um ano de 6.500 CEU para um navio. , relata VesselsValue. Além disso, várias fontes estão relatando que uma unidade moderna da Panamax está prestes a ser contratada por US$ 120.000/dia.

Isso sugere que um aumento adicional de 20% está a caminho, o que, compreensivelmente, tem animado os provedores de capacidade e os investidores. Em poucas palavras, o mercado está testemunhando a maior corrida de touros da história do setor e não mostra sinais óbvios de flexibilização. As perguntas-chave que estão sendo feitas agora são: quanto tempo pode durar? Até onde podemos ir? Ou o provedor de capacidade Eastern Pacific Shipping acabou de sinalizar que o limite está se aproximando ao descarregar o “15YO Lake Superior” (4.902 CEUs, junho de 2007, Xiamen Shipbuilding Ind.) para a XT Shipping por US$ 50 milhões em 14 de setembro? É cedo ainda.

O Eastern Pacific precificou US$ 60 milhões por seu navio irmão “Lake Kivu” (4.902 CEUs, novembro de 2006, Xiamen Shipbuilding Ind.), que recebeu interesse constante. O sentimento se tornou ultra otimista para taxas e valores. Não são apenas os ativos da PCTC que estão na crista da onda. Operadores de PCTC, desesperados por mais capacidade, estão olhando para grandes CONROs (com decks de veículos dedicados e principalmente capazes de acomodar até 2.500 CEUs, além de H&H, contêiner e carga de projeto), provando ser uma solução. atraente agora que o fornecimento de PCTC foi esgotado.

De fato, no mês passado, a Glovis convenceu a Grimaldi a lançar sua série premium G4 Grande Abidjan (5.720 LM, 1.800 TEUs, maio de 2015, Hyundai Mipo). Além disso, o fornecimento de Shorts PCTC foi severamente afetado em setembro, quando os navios sofreram longos atrasos nos principais portos do noroeste da Europa, principalmente Bremerhaven. Os principais culpados foram o “Don Carlos” (7.194 CEU, julho de 1997, Daewoo), que levou 11 dias para concluir as operações de carga em Bremerhaven.

Seguiu-se o “Morning Cecilie” da Eukor (6.502 CEU, dezembro de 2008, Imabari), que partiu de Bremerhaven em 19 de setembro após uma estadia de 10 dias no porto. medidas drásticas No palco, Wallenius Wilhelmsen informou a seus clientes que todas as reservas de navios para as viagens de outubro e novembro da Europa para o Extremo Oriente, América do Norte, Oceania e Oriente Médio seriam "temporariamente" suspensas até novo aviso. Citando o crescente congestionamento e o aumento da demanda de carga, não deixando espaço para entregas.

Uma medida drástica que surpreendeu o mercado, e que talvez seja em parte estratégica para proteger a capacidade das contas dos fabricantes de componentes originais (OEM) em um mercado cada vez mais apertado, eliminando ao mesmo tempo encargos de exportação à vista menos interessantes. Como a indústria de contêineres mostrou nos últimos dois anos, os armadores ganham muito com o congestionamento do porto quando ele permanece nos principais hubs. O congestionamento extrai capacidade do mercado e cria uma lacuna mais profunda entre oferta e demanda devido à redução da frequência das linhas de navegação, aumentando a escassez.

Previsões para 2023 A projeção para o primeiro trimestre do próximo ano é de contratos de US$ 100.000/dia, considerando um afretamento de 1 ano para uma embarcação de 6.500 CEU, o que se tornou realidade antes do esperado. Parece que um negócio de US$ 120.000/dia pode ser feito em breve, o que, se for concluído, torna necessário considerar as possibilidades de um contrato de até US$ 150.000/dia neste ciclo atual, o que a VesselsValue diz ser “incrível” . Isso é otimista, mas de forma alguma insuperável, olhando para a posição líquida da frota e o ambiente comercial futuro, suportado por desacelerações no transporte e congestionamentos portuários recorrentes.

As vendas globais de veículos leves e as previsões de produção também prevêem crescimento na Ásia no próximo ano, o que é positivo para milhas de frete PCTC para a Europa e América do Norte como principais compradores. A América Latina também está em destaque para o lançamento de veículos elétricos fabricados na China, o que favorecerá a consolidação da demanda do PCTC. Em termos de média para 2023, VesselsValue espera atingir US$ 125.000/dia.

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