sexta-feira, 23 de maio de 2025

Paridade de valor entre navios novos e usados antecipa mudança de ciclo na indústria marítima


 

As condições atuais do mercado no setor de transporte marítimo global assemelham-se à transição de meio de ciclo observada em ciclos anteriores: uma fase em que o mercado parece estável na superfície, mas as pressões subjacentes estão aumentando silenciosamente. De acordo com um novo white paper da Veson Nautical, intitulado "A anatomia dos ciclos de transporte: o que a história nos diz sobre o mercado do futuro", que argumenta que, à medida que as entregas da frota aumentam, o comércio global desacelera, as restrições regulatórias se intensificam e o risco de excesso de capacidade aumenta.

"Se observarmos o histórico dos ciclos de transporte anteriores, provavelmente estamos no meio da transição do pico para o vale", diz Matt Freeman, coautor do white paper e vice-presidente de Avaliação e Análise da Veson Nautical. "Gerenciar com sucesso esse equilíbrio frágil exigirá não apenas disciplina operacional, mas também uma compreensão profunda dos padrões estruturais que moldaram os ciclos anteriores", acrescenta.

O relatório explora como padrões cíclicos se repetiram ao longo de décadas da história marítima, moldados por diferentes forças macroeconômicas, mas seguindo um padrão comum: excesso de confiança, excesso de capacidade e correção. O "Superciclo do Champanhe" de 2003-2008 é citado, impulsionado pelo boom industrial da China. No seu auge, as tarifas do Capesize saltaram de US$ 20.000 para quase US$ 200.000 por dia em apenas cinco anos. Esse aumento desencadeou um frenesi global de pedidos de construção, com a carteira de pedidos crescendo para representar 60% da frota ativa.

"Quando o mundo foi engolido pela crise financeira de 2008, os lucros despencaram quase da noite para o dia, mas as entregas continuaram por anos, aprofundando a recessão", diz Freeman. "Se observarmos exemplos como esse, começaremos a ver padrões que podem ajudar as empresas a se prepararem para quando o mercado inevitavelmente mudar."

O relatório também analisa a interrupção causada pela COVID-19 em 2020, observando que, embora as taxas de frete tenham disparado, a maioria dos armadores resistiu a fazer pedidos excessivos. O resultado foi uma instabilidade temporária — não um ciclo estrutural completo — graças a uma resposta mais comedida e disciplinada. Interpretação de sinais de corrente O relatório analisa ciclos recorrentes no setor de transporte marítimo, destacando indicadores que frequentemente preveem pontos de inflexão.

Uma das mais óbvias é a paridade de valor entre embarcações novas e usadas, refletindo uma urgência de mercado que supera os fundamentos. Esse sinal historicamente precedeu crises como a de 2008, a quebra do petróleo de 2014 e o boom pós-COVID. “Hoje, o retorno da paridade de novos navios em vários segmentos de mercado é um sinal de alerta”, diz Felix Tordoff, coautor e analista de avaliação júnior na Veson.

Essa condição indica um mercado dominado pela urgência, onde oportunidades de curto prazo são priorizadas em detrimento do julgamento estratégico. O relatório também alerta para um aumento nas entregas de navios — especialmente graneleiros — com pico esperado em 2027-2028, em contraste com uma desaceleração no comércio global (a OMC prevê um crescimento de apenas 2,2% em 2025). Embora novas regulamentações ambientais possam limitar a capacidade efetiva, os autores acreditam que elas não serão suficientes para equilibrar o excesso de oferta.

“Em conjunto, esses sinais sugerem que o setor está em um ponto de inflexão, onde a próxima mudança pode ocorrer sem aviso prévio”, diz Tordoff. “Como em ciclos anteriores, o equilíbrio pode se manter por um tempo antes de mudar repentinamente”, ele projeta. Os ciclos não podem ser evitados, mas podem ser gerenciados. O white paper conclui que os ciclos de remessa não são anomalias a serem temidas, mas sim padrões recorrentes que podem ser compreendidos e gerenciados estrategicamente.

Embora seja difícil prever seu momento exato, reconhecer sua estrutura e sinais dá aos traders uma vantagem significativa na tomada de decisões. “No ambiente complexo de hoje, onde a confiança está aumentando, a oferta está crescendo e a demanda está diminuindo, é necessário saber como interpretar os sinais”, conclui Freeman.
A capacidade de recuar, avaliar todo o ciclo e tomar decisões informadas não é apenas inteligente. É ess

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