O número de navios porta-contêineres comercialmente ociosos aumentou ligeiramente nas últimas duas semanas, em meio à crescente incerteza comercial que tomou um novo rumo esta semana depois que os EUA suspenderam em grande parte as tarifas contra a China por 90 dias. O último relatório da Alphaliner mostra que o número de navios ociosos passou de 61 para 66 nas últimas duas semanas, e de um total de 150.778 TEUs para 217.799 TEUs.
Até o momento, a maioria dessas embarcações está ociosa principalmente por motivos operacionais, incluindo reatribuições de serviços, e não por uma real falta de demanda por capacidade. Embora a Maersk e a Hapag-Lloyd tenham confirmado que entre 30% e 40% dos volumes de contêineres entre a China e os EUA foram cancelados em abril, isso parece ter tido pouco impacto na movimentação de navios.
Em 5 de maio, a capacidade ociosa total como proporção da frota de contêineres permaneceu muito pequena, em 0,7%. O nível de 0,5% da quinzena anterior foi o mais baixo em um ano. As companhias marítimas deixaram inativos mais cinco navios na categoria de 5.100 a 17.999 TEU nas últimas duas semanas, elevando o total neste segmento para dez, ante cinco nas duas semanas anteriores.
Entretanto, o número de pequenas embarcações ociosas foi reduzido, pois cinco unidades de menos de 2.000 TEUs foram reintegradas à frota comercial. Ainda não há navios porta-contêineres com mais de 18.000 TEUs inativos comercialmente. Em 5 de maio, o número de embarcações em reparo, manutenção ou conversão totalizava 140 unidades, com um total de 560.846 TEUs, o equivalente a 1,8% da frota global. Esse número é ligeiramente inferior ao registrado quinze dias antes e representa o menor nível desde o início do ano.

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