quarta-feira, 14 de maio de 2025

Codeba mostra avanços tecnológicos no projeto "Caravanas da Inovação Portuária"

 

A Autoridade Portuária Federal na Bahia – Codeba participou da 2ª edição do projeto “Caravanas da Inovação Portuária”, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em Salvador, nesta semana. O projeto - que busca fomentar a inovação nos portos públicos brasileiros - contou com painéis de debate sobre investimentos no setor, soluções inovadoras, economia azul, políticas ambientais e estratégias para um futuro mais sustentável, além dos temas de diversidade e inclusão.

O diretor- presidente da Codeba, Antonio Gobbo, que apresentou um painel sobre as ações institucionais, compartilhou os diversos projetos de inovação e implantação de novas tecnologias em andamento na companhia.  “Primeiro nós recuperamos o atraso tecnológico nos portos, o que nos possibilitou inserir a Codeba no mapa da competitividade e sermos mais atrativos para o mercado”, disse ele.

Segundo ele, uma das ações realizadas foi eletrificar o Porto de Salvador, que já está fornecendo energia elétrica para as embarcações atracadas, por meio de cabos que se conectam aos navios. “Sem precisar utilizar a energia dos motores, o porto contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a utilização de combustível fóssil e a poluição sonora”, esclareceu. 

“A segunda fase deste projeto será a conversão da nossa matriz energética para a oriunda de fontes renováveis”, adiantou o presidente. Isto faz parte das estratégias de sustentabilidade da Autoridade Portuária Federal na Bahia.

Inovações tecnológicas em andamento

A Codeba também está em processo de implantação da tecnologia 5G, que irá conectar a comunicação portuária em alta velocidade para rastrear as cargas em tempo real, aumentando assim a eficiência logística das operações. “Esta etapa é essencial para que a companhia possa avançar para a meta seguinte, que é a cyber security, indispensável para as negociações com alguns portos internacionais”, explicou Gobbo.

Ele anunciou ainda a previsão da adoção das redes digitais, que possibilitarão o uso da Inteligência Artificial para o caso de colapso nas comunicações. De acordo com o presidente, o mais importante de todos os projetos de inovação em curso é a contratação de um sistema eletrônico de auxílio à navegação, que monitorará o tráfego de embarcações em áreas portuárias em tempo real para ajudar a coordenar o fluxo de navios que se aproximam dos portos para carga, descarga e reparos.

São os chamados VTMS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), conhecidos como “torre de controle do porto”, que possibilitarão a integração da comunicação entre todos os dez portos situados na Baía de Todos os Santos (dois públicos em Salvador e Aratu-Candeias) e oito privados.

Conselho dos Portos

Gobbo também lançou uma proposta de criação do Conselho dos Portos da Baía de Todos os Santos para pensar soluções de forma integrada que beneficiem o estado da Bahia e a logística brasileira, que foi aplaudida e aprovada na hora pelo vice-presidente Sérgio Faria, da Porto Participações, que opera no Terminal Portuário Cotegipe. 

Ele afirmou que a iniciativa deverá ser formalizada pela Codeba aos outros terminais portuários da região nas próximas semanas. “Inovar também é pensar fora da caixinha, mudar as mentalidades no serviço público, trabalhar a previsibilidade e os investimentos de baixo risco”, analisou.

Compromisso socioambiental

As várias iniciativas de ESG (Meio Ambiente, Governança e Responsabilidade Social) da companhia serão agrupadas em um convênio de cooperação técnica já assinado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com o objetivo de implementar uma série de programas socioambientais para promover o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades dos municípios situados no entorno dos portos baianos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário