Mais de 300 navios e pelo menos 1.000 tripulantes estão presos na Ucrânia, incapazes de escapar dos combates e enfrentando uma perigosa escassez de alimentos e suprimentos médicos. Embora se acredite que algumas centenas de marítimos tenham sido evacuados, a Câmara Internacional de Navegação e a Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes afirmaram que cerca de 140 navios pertencentes a registros internacionais com mais de 1.000 marítimos de 20 países permanecem em navios de abastecimento cada vez mais escassos em conselho, informa a Lloyd's List.
A análise dos dados da Lloyd's List Intelligence sugere que o número de navios presos nos portos ucranianos pode ser significativamente maior do que as estimativas iniciais, embora não esteja claro quantos navios ainda têm tripulações a bordo.
Dos 356 navios identificáveis pelos sinais do Sistema de Identificação Automática, que pararam de se deslocar após o início dos combates na Ucrânia e permaneceram dentro dos portos ou ancoradouros, a maioria corresponde a navios de bandeira russa ou ucraniana. Muitos deles são de menor tonelagem e cuja tripulação supostamente já foi evacuada. No entanto, 128 pertencem a registros de navios estrangeiros, muitos deles com tripulações presas em navios incapazes de zarpar devido aos combates.
Segundo a Lloyd's List, não está claro quantos marítimos foram evacuados da Ucrânia, mas a experiência dos navios pertencentes ao registro liberiano oferece uma medida indicativa. De acordo com os funcionários do registro, cerca de 350 marinheiros estavam a bordo de navios liberianos em portos ucranianos quando a guerra eclodiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário