A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou audiência pública para discutir os entraves logísticos, por iniciativa do vereador Celso Duarte, atendendo sugestão do SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), que acontecerá no próximo dia 24 de março, e deverá contar com a presença de representantes dos organismos públicos e privados que operam no Porto Seco local. O vice-presidente do Sindicato, Fabio Ciocca adiantou que “o objetivo é conversar sobre todas as questões abrangidas” e destacou que “todos os envolvidos estão buscando soluções para que se consiga gerar um melhor ambiente de negócios, identificando onde estão esses gargalos.”
A possibilidade de realização de audiência pública na Câmara foi proposta pela diretoria local do SDAERGS na semana passada, enquanto o grupo de trabalho de associados examinava os problemas que resultam nos gargalos logísticos, em reunião na sede do Sindicato, com a presença de parlamentares e outras lideranças regionais. A ideia foi sugerida como uma forma de unir os diversos segmentos envolvidos no comércio exterior na busca de soluções. “Alguns pontos sensíveis que provocam morosidade nas operações já foram identificados pelos despachantes aduaneiros e, somados à mobilização dos auditores-fiscais da RFB, tornam a situação ainda mais grave”, avaliou Ciocca.
No encontro, foram citados problemas como a falta de transparência da concessionária e de alguns órgãos intervenientes que impedem a previsibilidade necessária nas operações de importação e exportação, e a identificação dos responsáveis pelos problemas que geram a formação de longas filas e acabam provocando um aumento nos custos na cadeia logística, destacou o vice-presidente. “Os despachantes já debateram pontos críticos do comércio exterior de Uruguaiana em diversos encontros, agora estamos conviando as lideranças da região para debatermos juntos esses problemas, e entendemos que a audiência pública é uma iniciativa adequada”, avaliou Ciocca, acrescentando que “todos os players do comércio exterior do município foram convidados”.
A audiência será na sede da Câmara Municipal, a partir das 18 horas, e poderá ser acompanhada de forma presencial ou virtual. Além do SDAERGS, deverão participar representantes da ABTI, Multilog, RFB, Sindifisco Nacional e de outros organismos. O vice-presidente do Sindicato afirma que “o somatório desses gargalos impactam em todos os envolvidos na cadeia logística, como importadores, exportadores, transportadores e despachantes aduaneiros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário