O Porto de Paranaguá fechou 2017 com a maior movimentação de cargas da
sua história. Foram 51,5 milhões de toneladas operadas entre janeiro e
dezembro, o que representa um aumento de 11% em relação ao recorde
anterior, de 46,1 milhões de toneladas, alcançado em 2013 e 14,2% a mais
do que o ano passado, quando operou 45,1 milhões de toneladas.
O crescimento foi bem acima da média brasileira. Enquanto as exportações
de produtos no Brasil inteiro tiveram crescimento médio de 7,2% em
relação a 2016, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio
Exterior e Serviços, as exportações pelo Porto de Paranaguá cresceram
17%.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho,
afirma que a marca é histórica, pois representa uma mudança no patamar
dos portos do Paraná. “O Porto de Paranaguá se preparou para isso. Foi
uma confluência de fatores que levaram a este recorde”, diz ele.
“O campo produziu muito, o câmbio favoreceu a comercialização
internacional da produção agrícola e o porto se equipou nos últimos anos
para atender este aumento de demanda. O mais importante é que sempre
que o produtor paranaense e brasileiro quiser usufruir do Porto de
Paranaguá, ele estará preparado para receber estas cargas e operá-las da
maneira mais ágil possível”, afirma Richa Filho.
SAFRA E INVESTIMENTOS - A safra de grãos 2016/2017 foi recorde, ao
alcançar as 240 milhões de toneladas colhidas pelo Brasil, e coincidiu
com a entrega de alguns dos principais investimentos previstos para o
porto. “De 2011 a 2017, foram mais de R$ 868 milhões em investimento
público. Neste período, a movimentação de cargas de Paranaguá teve um
aumento de 25%”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos
de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
A soja foi o carro-chefe da alta, com mais de 11,4 milhões de toneladas
exportadas ao longo do ano (a maior marca da história), mas o recorde
geral também foi alcançado com o aumento nas movimentações de carga
geral (máquinas, peças industriais e produtos de alto valor agregado),
com 9,5 milhões operados; fertilizantes, com 8,8 milhões de toneladas
importadas; derivados de petróleo, com 4,7 milhões de toneladas
importadas; açúcar, 4,8 milhões de toneladas exportadas; farelos, com
4,5 milhões de toneladas embarcadas; e milho, com 3,5 milhões de
toneladas exportadas.
RECORDES DE RECORDES – Além de ultrapassar a marca das 50 milhões de
toneladas pela primeira vez, o Porto de Paranaguá registrou vários
outros recordes ao longo do ano. Ao todo, 17 marcas históricas foram
batidas ao longo de 2017.
Foram alcançados os recordes históricos de movimentação diária, mensal,
semestral e anual de cargas. Maior operação diária, semestral e anual de
soja e de veículos. Maiores volumes de graneis sólidos, líquidos e
carga geral. Maior fluxo de caminhões no Pátio de Triagem.
Entre as principais obras que tornaram possíveis estas marcas estão as
campanhas continuadas de dragagem, reforma e aprofundamento do cais,
instalação de novos shiploaders (carregadores de navios), construção de
novos gates com novas balanças, automação dos equipamentos de controle
de acesso, construção de novos tombadores, novos pátios de caminhões,
entre outros.
Estes investimentos aumentaram em 33% a capacidade na descarga de grãos,
multiplicaram o acesso de caminhões de fertilizantes, veículos e cargas
gerais à faixa primária do porto e duplicaram a resistência do cais
para operações.
Também foram feitas constantes campanhas de dragagens de manutenção, que
garantiram a profundidade de projeto do canal de acesso e dos berços,
permitindo que os maiores navios que atracam na costa brasileira
pudessem operar em Paranaguá nas suas capacidades máximas de carga.
Em 2015 e 2016, o porto já tinha batido os recordes de movimentação do
Corredor de Exportação, de embarque de açúcar, de desembarque de
fertilizantes, movimentação de contêineres, desembarque de diesel e
exportação de etanol, entre outros. Desde 2011, quando iniciou-se o
atual pacote de investimentos, foram 45 recordes batidos.
CIDADE – Um grande feito é que todas estas marcas tenham sido batidas
sem causar transtornos à cidade. Mesmo com o maior volume de cargas
chegando e saindo de Paranaguá, as filas de caminhões foram extintas, os
motoristas são orientados a não despejar grãos nas vias dos municípios e
o processo de limpeza das ruas foi intensificado.
Fruto deste trabalho, o Porto de Paranaguá alcançou a liderança nacional
do ranking de sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq) com o melhor desempenho ambiental entre mais de 100
portos públicos e privados.
Além disso, uma obra de revitalização da avenida Bento Rocha, principal
via de acesso ao porto, e a construção de um viaduto na entrada da
cidade, na continuação da BR-277, serão realizados com aportes do caixa
próprio da Appa. Os mais de R$ 36 milhões são os maiores investimentos
feitos pelo porto em toda a história na infraestrutura da cidade.
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