segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Calçadistas manifestam otimismo na abertura da Couromoda


         A 45ª edição da Couromoda, feira calçadista que lança mais de duas mil coleções de calçados e acessórios para a temporada de outono-inverno nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre 15 e 18 de janeiro, abriu com otimismo na manhã desta segunda-feira. Participaram da solenidade, o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital paulista, João Dória, e os presidentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Rosnei Alfredo da Silva, e da Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), Marcone Tavares, além de autoridades políticas dos principais polos calçadistas do Brasil.
          No discurso de abertura, o presidente da Couromoda, Francisco Santos, faz um balanço dos 45 anos da feira, completados nesta edição. Lembrou que a feira passou por muitos momentos turbulentos, política e economicamente, e que o setor sempre conseguiu superar as adversidades com muito trabalho e empenho. “Agora, comemorando nossos 45 anos, estamos passando novamente por um momento difícil. Os últimos três anos foram complicados, mas o setor soube, mais uma vez, se adaptar ao momento do mercado. Em 2018, a expectativa é de recuperação”, discursou.
          Já o presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei da Silva, ressaltou a força do setor calçadista brasileiro, que mesmo com todas as adversidades dos anos recentes, continuou produzindo com força em dez estados brasileiros e exportando para mais de 150 destinos. Segundo ele, não fosse o momento econômico complicado, somado ao peso de um "Estado ineficiente", o segmento poderia estar muito mais forte e gerando ainda mais emprego e renda para o País. “Precisamos de uma junção de esforços para não continuar sendo apenas o país do futuro, mas o país do presente, para que as empresas tenham aqui um endereço perfeito para produzir”, comentou.
          O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou a capacidade do setor na geração de emprego e renda e até brincou contando o momento em que recebeu o convite para a abertura da feira. “Recebemos muitos convites, mas eu disse para o meu assessor que a Couromoda era obrigatória”. Alckmin ressaltou que o setor calçadista é um case de sucesso no Brasil, com design, tecnologia, inovação e empreendedorismo. “Com os indicativos positivos dados pela economia, com inflação e juros mais baixos, a expectativa é de uma recuperação ao longo de 2018”, projetou. No mesmo tom dos anteriores, o presidente da Ablac, Marcone Tavares, frisou a expectativa de recuperação gradual da demanda ao longo do ano.
         A Couromoda conta com a participação da Abicalçados que, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove o Projeto Comprador Vip e o Projeto Imagem. No primeiro, será viabilizada e vinda de compradores colombianos dos grupos JCT Empresarial/Tiendas Josh e Calzado Sibony.
        Além do Projeto Comprador Vip, o Brazilian Footwear leva à Couromoda mais uma edição do Projeto Imagem, desta vez com 11 jornalistas estrangeiros de alguns dos principais veículos de comunicação segmentada do mundo. São eles: CueroAmerica e Serma, da Argentina; Style America, ADN e Publimetro, da Colômbia; Global Fashion, da Espanha;  Chausser, da França; Moda Pelle e Edizioni AF, da Itália;  Fashion Trend, da China; e Sourcing Journal, dos Estados Unidos. A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que a ação visa divulgar o calçado brasileiro em alguns dos principais mercados consumidores do mundo.
        Além das suas centenas de marcas expositoras, a Couromoda de 2018 também traz muita informação relevante no Fórum Couromoda. A Abicalçados participa da iniciativa com quatro palestras: Influenciadores Digitais, de Rafael Terra, e Construção de marcas nas passarelas, de Antônio Carlos Rabadan, ambas no dia 16 ;  Gamificação, de Rodrigo Valente, e Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, de Christian Tudesco, ambas no dia 17. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário