O SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) mais uma vez mostrou sua preocupação com as questões sociais, com a criação do “Projeto Aprende Comex”, aprovado em reunião, em Uruguaiana (RS), pelo Conselho de Coordenadores de Núcleo do Sicredi, que financiará a iniciativa. “O objetivo é inserir jovens carentes da comunidade do entorno do porto seco do município, formando-os para atuarem em empresas do setor ou como empreendedores”, revelou o vice-presidente da entidade, Fabio Ciocca, depois do encontro que contou ainda com a presença e apoio de representantes de diversas organizações, como a RFB (Receita Federal do Brasil) e a Multilog.
O “Aprende Comex” é uma ideia gerada no SDAERGS, explica Ciocca, e conta com todo o apoio e respaldo da diretoria. A proposta deverá ser formatada em no máximo 60 dias e beneficiará, inicialmente, de 30 a 60 jovens, que serão selecionados na comunidade abrangida e receberão formação básica em comércio exterior. O curso terá duração mínima de um semestre e as aulas deverão ser ministradas na sede do Sistema Sest/Senac ou em escolas da rede pública. Os alunos serão posteriormente direcionados para o mercado de trabalho do setor em Uruguaiana.
Segundo o dirigente do Sindicato, “existe uma sensibilidade do setor de comércio exterior com a questão da vulnerabilidade social dos jovens inseridos naquela comunidade próxima ao porto seco, que abriga uma população expressiva da cidade e precisa de iniciativas como essa”. O projeto igualmente buscará valorizar o papel do comércio exterior. “É necessário mostrar para esses jovens, bem como para a comunidade em geral, a importância do comércio exterior para as questões econômicas e sociais no ambiente onde eles vivem”, ressaltou Ciocca.
O valor necessário para desenvolver o “Aprende Comex” não foi revelado, mas ficou definido que o sucesso da iniciativa poderá estimular o ingresso de mais recursos financeiros de outras empresas e organizações visando a sua expansão no futuro. O vice-presidente do SDAERGS disse que o Sicredi elogiou o pioneirismo do projeto liderado pelo Sindicato e decidiu pela sua participação por acreditar na sua importância para fomentar o desenvolvimento do municíio da fronteira oeste gaúcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário