terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Hidrovia Paraguai-Paraná movimentou 94 milhões de toneladas de cargas em 2020

A Bolsa de Valores de Rosário, Argentina (BCR), divulgou que a movimentação de mercadorias de diversos tipos pela hidrovia Paraguai-Paraná em 2020 atingiu 94,4 milhões de toneladas no transporte fluvial-marítimo pelo corredor e em direção ao oceano.

Em particular, em 2020, segundo a Comissão Permanente de Transportes da Bacia do Prata (CPTCP), cerca de 14 milhões de toneladas foram movimentadas “a jusante” pela hidrovia Paraguai-Paraná. Não inclui mercadorias transportadas por cabotagem dentro das fronteiras da Argentina, nem mercadorias embarcadas diretamente em navios ultramarinos a partir dos portos da Argentina e Uruguai, para as quais reservaremos uma seção separada.

O principal usuário da via para descarga de mercadorias foi o Paraguai, de cujos portos fluviais saíram quase 11 milhões de toneladas, aproximadamente 80% do total. Os produtos do complexo soja dominam o transporte a jusante dos portos paraguaios, com 5,2 milhões de toneladas de soja em grão, 2,6 milhões de toneladas de farinha e 0,6 milhão de toneladas de óleo embarcadas no ano de referência.

Da Bolívia, 650.000 toneladas de mercadorias não identificadas foram baixadas em barcaças, enquanto 2,3 milhões de toneladas foram baixadas do Brasil, principalmente minério de ferro.

Quanto às mercadorias que trafegam a montante pelo corredor fluvial, o tráfego é menor que a jusante, tendo transportado cerca de 5,2 milhões de toneladas em 2020. No total, foram desembarcados 4,5 milhões de toneladas nos portos de mercadorias paraguaios, com destaque para 2 milhões de toneladas de combustíveis.

No total, somando o transporte downstream e upstream, os países vizinhos da Argentina movimentaram de e para seus portos, respectivamente, 19,1 milhões de toneladas de mercadorias diversas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário