quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Maersk perde 962 contêineres, caídos no mar, no ano passado, 20 vezes mais que a média da última década

Um número "excepcional" de 962 contêineres caiu no mar dos navios da Maersk em 2021, 30 vezes mais que a média da última década. Vários clientes processaram a companhia de navegação, que, como outras, corre o risco de aumentar os prêmios de seguro.

A Maersk confirmou ainda que no último incidente desse tipo, ocorrido em 16 de fevereiro, o "Maersk Eindhoven" perdeu 260 contêineres ao mar enquanto navegava no Oceano Pacífico a caminho do porto chinês de Xiamen para Los Angeles quando encontrou uma forte tempestade, que teria causado uma falha no motor.

"Estamos conduzindo uma investigação sobre o acidente; nossas descobertas preliminares indicam que a causa foi a paralisação do motor e perda de manobra em mar agitado, o que causou uma forte oscilação", revelou a companhia marítima, acrescentando que o navio já havia descartado seu destino e procurava um porto de refúgio na Ásia.

"Apesar das condições difíceis, o navio conseguiu virar e estamos avaliando as opções dos portos mais próximos da Ásia para atracar o navio. Manteremos você informado sobre a decisão sobre a localização do porto e o cronograma para melhor gerenciar a carga descarregando", disse a Maersk aos clientes. A tripulação do "Maersk Eindhoven" está segura e a fonte de alimentação do navio foi restaurada.

"Nossos relatórios preliminares indicam que vários contêineres foram perdidos no mar", disse a Maersk em comunicado. "Infelizmente, ainda não temos visibilidade de quais contêineres de nossos clientes foram perdidos ou danificados. Aguardamos mais atualizações da embarcação sobre contêineres potencialmente perdidos ou danificados e compartilharemos detalhes assim que estiverem disponíveis."

O "Maersk Eidhoven", construído em 2010, está operando no serviço 'TP6', Maersk Pearl loop/MSCs, e o incidente que afetou o sexto incidente de perda de contêiner na rota Transpacífico nos últimos 80 dias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário