O ranking Transport & Environment (T&E) dos portos europeus com base nas emissões de carbono colocou os portos no centro das atenções para fazer mais para limpar o transporte. O estudo foi divulgado nesta semana.
Segundo o estudo da T&E, o porto de Roterdã, na Holanda, atinge quase 14 milhões de toneladas de CO2 por ano. Com esse número, fica no mesmo nível do quinto maior poluidor industrial da Europa, a central termoelétrica a carvão de Weisweiler (Alemanha).
Os portos de Antuérpia e Hamburgo ficaram em segundo e terceiro lugar no ranking. A Espanha entrou com três dos 10 portos mais poluentes da lista.
Os complexos portuários mais poluentes da Europa são: Roterdã, 13,7 milhões de toneladas de Co2 (Mt), Antuérpia, 7,4 Mt, Hamburgo, 4,7MT, Algeciras, 3.3MT, Barcelona, 2,8 Mt, Pireu, 2,7 Mt, Valência, 2,7 Mt, Bremenhaven, 2,3 Mt, Marselha, 2,3 Mt e Amsterdã 2,1 Mt;
O estudo realizado pela T&E avalia as emissões de carbono dos navios que saem e entram nos portos de toda a cadeia produtiva, bem como as emissões das atividades no porto, como embarque, desembarque e reabastecimento. O setor de transporte marítimo é um emissor em rápido crescimento e os terminais europeus têm relutado em apoiar os mandatos de combustível limpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário