Autoridades ucranianas denunciaram as manobras navais russas na costa do Mar Negro, dizendo que a presença de navios de guerra tornava a navegação na movimentada rota comercial "impossível". Os traders até agora têm sido mais cautelosos em sua avaliação, mas os dados do VesselsValue mostram um impacto visível nos volumes de negócios.
O Mar Negro é uma região importante para a exportação de várias matérias-primas importantes, como petróleo bruto, produtos petrolíferos refinados, gás liquefeito de petróleo (GLP), aço, grãos e outros produtos agrícolas. As exportações de produtos a granel secos registraram um janeiro particularmente forte. No entanto, os embarques de commodities secas em fevereiro estão caminhando para uma queda de -44% no comparativo mensal. -15% atrás da média de cinco anos para a época do ano, no limite inferior de sua faixa 2017-2021.
As exportações de petróleo estão se saindo ainda pior, embora existam fatores adicionais em jogo, com uma demanda geralmente fraca pelo petróleo bruto da região do Cáspio relatado por refinarias asiáticas, que compõem grande parte de sua base de clientes. As exportações de janeiro foram novamente relativamente fortes. No entanto, os volumes de fevereiro devem cair -45% em relação ao mês anterior e ficarão -37% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano.
Por sua vez, os volumes de GLP apresentam algum impacto, mas não são tão afetados. Entre eles está a amônia, utilizada principalmente para a produção de fertilizantes, e outros gases químicos. As exportações do Mar Negro caminham para um declínio mensal de -27%, permanecendo -24% abaixo da média de cinco anos e na extremidade inferior do intervalo 2017-2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário