O presidente do SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), Marcelo Clark Alves, se encontrou com o Superintendente Substituto da RFB (Receita Federal do Brasil), Ademir Gomes de Oliveira, que estava acompanhado do fiscal Gastão Tonding, para tratar dos atrasos nos desembaraços de produtos provocados pelo movimento reivindicatório dos servidores do órgão. “A reunião foi muito transparente, ouvimos dele que a prioridade de todas as delegacias são os mandados de segurança e que o prazo de distribuição está extenso com a paralisação, pelo fato de alguns fiscais, com Covid-19, não poderem trabalhar e pelas exonerações solicitadas por detentores de cargos de confiança”, relatou Alves.
A demora nos desembaraços estão ocorrendo nas três delegacias que respondem pelo despacho, que são as de Porto Alegre (engloba TECA, Novo Hamburgo, CX, Tedut, Terminal Santa Clara, Canoas e a capital), Rio Grande (que abrange ainda as unidades de Chuí e Jaguarão) e a de Uruguaiana (instaladas em Uruguaiana, Santana do Livramento e São Borja). O secretário ressaltou que “a receita quer apenas a publicação de um decreto que já está pronto, esperando a assinatura do presidente da República, que regulamenta o bônus por produtividade, que eles já recebem, e que, argumentam, não se trata de aumento salarial, mas sim de atender o acordado em 2016, ainda no governo de Michel Temer”. Gomes disse a Alves que igualmente “o corte do orçamento da RFB em 50%, faz com que muitas ações fiquem extremamente prejudicadas”.
Desta conversa, o entendimento foi que uma forma de ajudar na solução seria que “cada despachante enviasse um e-mail para cada deputado e senador do nosso Estado, solicitando sua intervenção junto ao governo federal para que ocorra o mais breve possível a assinatura desse decreto, o que provavelmente cessaria a greve”, calculou ele. Com relação ao pedido do Sindicato para que fossem informados os prazos de distribuição dos processos por datas, Gomes disse que, em virtude da situação, isso não será possível. Marcelo Alves acredita que “a solução passa somente por uma questão política e nem nós nem as entidades que representam os exportadores e importadores teremos sucesso se não for por essa via”.
O presidente do SDAERGS também se encontrou com o delegado da RFB em Novo Hamburgo, Eduardo Godoy Correa, e a delegada adjunta, Ingrid Ruschel Coimbra, para examinar a situação. Participaram também o presidente da ACI NH, CB e EV (Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha), Diogo Leuck, e o diretor da entidade, Leandro Cezimbra. Marcelo Clark Alves disse que os associados do Sindicato serão informados de todas das ações empreendidas pela diretoria e seus desdobramentos, sempre visando atender os interesses dos despachantes aduaneiros e do comércio exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário