O gerente executivo da Administração de Serviços Portuários – Bolívia (ASP-B), Dante Justiniano, reuniu-se com o embaixador argentino na Bolívia, Ariel Basteiro, para discutir a realocação da zona franca boliviana no porto de La Plata. A nova localização será no rio Paraná, perto de Zárate, ou na ilha de Ibicuy, em Entre Ríos, por onde será reativado o comércio exterior boliviano, informou El Deber.
“Conversamos com o gerente da Administração de Serviços Portuários – Bolívia, Dante Justiniano, sobre as alternativas de realocar sua zona franca em nosso país, seja no Rio Paraná, próximo a Zárate, ou na Ilha de Ibicuy, em Entre Ríos. qual seria gerado um fluxo de comércio e centenas de empregos diretos e indiretos através da importação e exportação de produtos argentinos e bolivianos para o Oceano Atlântico através do nosso território”, disse Basteiro.
Em maio de 2019, no âmbito da Reunião da Comissão Mista do Acordo da Zona Franca Boliviana (antigo porto de Rosário), ambos os países concordaram em realocar a zona franca boliviana em um novo espaço que atenda às necessidades modernas. a utilização das instalações disponibilizadas pela Bolívia para a operação portuária e sua plena integração na Hidrovia Paraguai-Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário