"Nunca vimos isso antes. Estamos entrando em uma temporada de licitação diferente de qualquer outra historicamente", disse Patrik Berglund, CEO da Xeneta. Berglund refere-se à vantagem singularmente desequilibrada que as transportadoras têm nas negociações de 2022 para contratos de longo prazo com os transportadores, os contratos que determinam o que os importadores dos EUA pagarão no próximo ano e, cada vez mais, por vários anos. , informou a Freight Waves.
As taxas spot transpacífico atingiram alturas vertiginosas durante a crise da cadeia de suprimentos da era COVID-19, mas, em teoria, as taxas spot podem cair muito rapidamente. É no mercado de longo prazo, onde os embarcadores se comprometem com quantidades e preços ao longo do tempo, que as empresas de navegação podem obter lucros a longo prazo.
Os dados da Xeneta sobre contratos de longo prazo mostram um aumento adicional este ano além dos ganhos acumulados até 2021. No primeiro semestre do ano passado, a taxa média de longo prazo entre a Ásia e a Costa Oeste ficou em torno de US$ 3.000 dólares por TEUs. Em outubro, foi aumentado para US$ 6.000-6.500 por FEU. “Para 2022, vemos US$ 7.000-8.000 como um indicador inicial”, disse Berglund.
Antes do COVID-19, em 2019, a Xeneta estimava a taxa média anual da Ásia-Costa Oeste em cerca de US$ 1.500 por FEU. As taxas quintuplicaram desde então. A extremidade inferior do mercado de longo prazo - os maiores transportadores obtêm as melhores ofertas - agora está em torno de US$ 3.000 por FEU, o mesmo que a média de longo prazo do mercado de um ano atrás.
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