Os portos paranaenses alcançaram o melhor semestre da história, com 29.081.691 toneladas de cargas movimentadas. O volume de produtos importados e exportados entre janeiro e junho de 2021 foi 3% superior ao registrado no mesmo período de 2020, que era um recorde histórico até então, com 28.177.335 toneladas no primeiro semestre.
Os valores gerados com as transações também cresceram; De acordo com o Ministério da Economia, as exportações pelos portos de Paranaguá e Antonina geraram receita de US $ 9,6 bilhões, 11% a mais que no mesmo semestre do ano passado (US $ 8,6 bilhões). Nas importações, o crescimento em valor foi de 35%, chegando a US $ 7,5 bilhões (em 2020 era de US $ 5,5 bilhões).
Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o movimento alcançado no primeiro semestre aproxima os portos paranaenses de um novo recorde histórico anual, “a atividade portuária depende de muitos fatores externos, como o clima, a safra, mercado internacional, mas nossa previsão é ultrapassar 58 milhões de toneladas mobilizadas até dezembro de 2020 ”, afirmou.
Os números do primeiro semestre de 2021 já superam em quase 10 milhões de toneladas a movimentação registrada há 10 anos, no acumulado de janeiro a junho de 2011. Segundo o diretor-geral da Portos do Paraná, Luiz Fernando García, o ritmo de crescimento está acelerado. “Se mantivermos esse padrão, a projeção do Plano Nacional de Logística Portuária, de movimentar 60 milhões de toneladas via Paranaguá e Antonina, será alcançada muito antes de 2030”, avaliou. Em todo o ano passado, 57.338.001 toneladas de produtos passaram pelos terminais paranaenses.
“Em 2021, o crescimento continua sendo impulsionado principalmente pelos aumentos nos segmentos de carga geral e granéis líquidos. Porém, aumentos significativos também se destacam entre os granéis sólidos, nosso carro-chefe”, acrescentou o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário