O porta-contêineres de 400 metros de comprimento "Ever Given", que bloqueou o canal de Suez,no Egito, por quase duas semanas,deverá ser liberado na quarta-feira, 7, com a assinatura do acordo que põe fim à
disputa entre o armador e a autoridade portuária. Com isto, o navio poderá navegar, de acordo com a
assessoria de comunicação da Autoridade do Canal de Suez, divulgado pela Blomberg.
Mais cedo, s Stann de Londres, o escritório de advocacia do armador e as seguradoras do navio, revelaram que uma "solução formal" havia sido acordada e que os preparativos estavam sendo feitos para a partida do navio.
Nem a SCA nem os advogados forneceram detalhes do acordo que encerra uma disputa que surgiu após o lançamento de "Ever Given", após encalhar no vital porto comercial em março. O incidente chocou os mercados marítimos globais.
A SCA havia solicitado inicialmente mais de US $ 900 milhões por danos que incluíam a recuperação de despesas relacionadas à liberação do navio, perda de receita e outros custos e reclamações. O valor foi posteriormente reduzido para US $ 550 milhões. O proprietário japonês do navio Shoei Kisen Kaisha Ltd. e as seguradoras do navio ofereceram inicialmente US $ 150 milhões.
Diante da falta de acordo inicial, a SCA levou a questão a um tribunal egípcio, que ordenou a apreensão do navio até que a disputa fosse resolvida. No entanto, as autoridades disseram que estão ansiosas para chegar a um acordo extrajudicial e que o navio poderá partir assim que for alcançado. O "Ever Given" é realizado no Grande Lago Amargo, mais ou menos no meio do Canal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário