Apesar de a demanda do mercado chinês por bananas locais entrar em seu período de pico e o volume de importação do Sudeste Asiático diminuir, oferta e demanda estão perfeitamente equilibradas e - apesar de uma ligeira queda no preço, devido à redução na demanda do mercado, o o preço global é geralmente estável, informou o Freshplaza.
Xia Zuxiang, da Tradd internacional de Shanghai Sofia, falou recentemente sobre as atuais condições do mercado de importação de banana, observando que: "Em relação às bananas importadas, a pandemia de Covid-19 tem um impacto significativo no comércio mundial. As importações chinesas de bananas sul-americanas caíram quase 60%. As bananas da América do Sul não são atraentes o suficiente para os consumidores chineses, apenas alguns comerciantes específicos ainda importam bananas da América do Sul. "
Ele acrescentou que as bananas do sudeste asiático dominam o mercado de importação de banana da China, muitas plantações de banana no Vietnã e no Camboja são administradas por proprietários chineses e seus preços são bastante estáveis. Algumas das plantações no Vietnã e no Camboja ampliaram a área dedicada às plantações de banana neste ano e o volume de produção estima-se que tenha aumentado entre 20% e 30%. Enquanto isso, o Vietnã entra na baixa temporada em julho, seu volume de exportação atual é de menos de 100 contêineres por semana. As plantações do Camboja, administradas por proprietários chineses, continuam a exportar cerca de 300 a 400 contêineres por semana.
O diretor Xia também explicou: "As grandes marcas das Filipinas sempre se destacaram pelo volume de produção e qualidade do produto. Suas bananas são muito apreciadas pelos consumidores chineses. As bananas das Filipinas também serviram como cata-vento para as tendências do mercado De fato, recentemente, o preço da banana das Filipinas caiu ligeiramente, de US $ 9 por caixa de 13,5 kg para US $ 6,5 por caixa. No entanto, o preço deverá subir novamente no futuro. Próximo ”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário