Cada vez mais tem se tornado comum a circulação de caminhões carregados com toras de madeira nas rodovias gaúchas, em direção ao Porto do Rio Grande (RS). Entre o ano de 2020 e os primeiros cinco meses de 2021, as exportações desse tipo de carga tiveram um aumento de 93,42%.
Entre os principais países de destino da madeira produzida em solo gaúcho estão
países como Portugal, com a importação de eucalipto sem casca, e a China, com
eucalipto e pinus com e sem casca. Mas afinal de contas, qual o percurso percorrido
por elas até o embarque no navio?
As florestas de onde as toras são extraídas estão localizadas em diferentes
municípios da região sul do Estado, entre eles São Lourenço do Sul, Piratini,
Camaquã e Canguçu. Depois disso, elas são carregadas em caminhões e levadas até
o pátio de armazenamento.
As cargas são recebidas diariamente e estocadas até completar a quantidade necessária para formação do lote. Quando isso acontece, ela é novamente colocada sobre caminhões, em um processo denominado transporte interno, e levada até o costado do navio. Em Rio Grande, a movimentação dessas toras é realizada pelas empresas Sagres, Serra Morena e CTIL Logística. (fonte: Assessoria de Comunicação do Porto de Rio Grande)
Nenhum comentário:
Postar um comentário