terça-feira, 13 de julho de 2021

Embarques de farinha e pellets de soja caem em junho no porto de Rosário

Ao longo do mês de junho, a situação da calha do rio Paraná impactou fortemente o volume de toneladas de milho e derivados de soja embarcadas nos portos Up-River da região de Rosário, na Argentina.

Durante o mês de junho, foram embarcados 2,49 Mt de farelo / pellets de soja dos portos de Gran Rosario, uma queda de 2% em relação a maio e 12% a menos que em junho do ano anterior. Além disso, é o menor volume para o mesmo mês desde a campanha 2017/18.

Em relação ao óleo de oleaginosa, o volume embarcado no último mês chegou a 553 mil t, queda de 10% e 11% em relação a maio e junho de 2020, respectivamente, e, assim como a farinha, o menor volume em quatro anos.

A situação é diferente no caso do milho, pois quando os navios devem sair de Gran Rosario com uma carga no armazém inferior ao total disponível, como é o caso atualmente, eles podem completar a carga nos portos do sul da Província. de Buenos Aires. Assim, durante o mês de junho, o volume despachado do cereal de todos os terminais portuários do país totalizou 4 Mt, 20% a mais que no mês de maio, embora tenha uma queda de 11% em relação a junho de 2020.

Os embarques da Gran Rosario representaram 75% do total, a menor participação desde pelo menos os últimos quatro anos. Ao mesmo tempo, o volume expedido dos portos de Bahía Blanca e Necochea / Quequén representou 22% do total de milho embarcado para o exterior, a maior proporção desde pelo menos 2018.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário