quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Vale conclui instalação de um dos maiores sistemas de armazenagem de energia em baterias no terminal da Ilha Guaíba


A Vale concluiu no terminal da Ilha Guaíba (TIG), no estado do Rio de Janeiro, a instalação de um dos maiores sistemas de armazenamento de energia em baterias do país, com o objetivo de atender de forma mais eficiente a demanda por energia elétrica. Este sistema, denominado BESS (Battery Energy Storage Systems), está em funcionamento desde o segundo semestre do ano passado e apresentou uma redução de 55% na procura de energia eléctrica nos horários de pico.

Ao complementar o fornecimento da rede elétrica da concessionária nos horários de maior demanda, é permitida uma redução de 40% nos gastos com a distribuidora local de energia que abastece a TIG. O BESS é composto por baterias de íon-lítio fabricadas pela Tesla e utiliza engenharia de software da empresa Micropower para gerenciar o consumo de energia. É carregado nos períodos de baixa demanda elétrica no terminal, complementando assim a alimentação nos momentos de maior demanda.

O desenvolvimento do sistema foi realizado em colaboração com a Siemens e a Micropower, numa joint venture da qual também participaram a Comerc Energia e a Equinor. As baterias de íon-lítio têm capacidade de armazenamento de 10 megawatts-hora, o suficiente para abastecer 45 mil residências por uma hora, ou metade dos equipamentos do terminal durante duas horas por dia. A Vale, alinhada às suas metas de sustentabilidade, anunciou um investimento de pelo menos US$ 2 bilhões para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de atingir emissões líquidas ze

Nenhum comentário:

Postar um comentário