terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 reúne mais de 30 países na 1ª reunião coordenada pelo Brasil

Para dar início nas atividades do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, foi realizada nesta segunda-feira (19) a primeira reunião oficial da equipe, por videoconferência. O GT tem o objetivo de promover a cooperação internacional para tratar de questões essenciais para a agricultura mundial, como a segurança alimentar, a agricultura sustentável, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas.  

Durante discurso de abertura, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do GT e o compromisso com a agenda da sustentabilidade. “O governo brasileiro escolheu para sua presidência rotativa o lema ‘Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável’, no qual a agricultura desempenha um papel fundamental. Não há mundo justo se todos não tiverem acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e economicamente viáveis. Não há um planeta sustentável sem que a produção agrícola seja intensificada com sustentabilidade”, pontuou.  

Sob a coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o GT promoveu a discussão, com mais de trinta países e aproximadamente trinta organizações, de quatro importantes eixos envolvendo sustentabilidade em sistemas agroalimentares; impacto do comércio mundial na segurança alimentar; importância da agricultura familiar para sistemas sustentáveis e inclusivos; e a integração da pesca e aquicultura em cadeias sociais, tanto locais quanto globais.  

"Nesta primeira reunião, demos início à elaboração de uma nota temática que será debatida ao longo dos próximos encontros e compartilhada com os países do G20 e convidados. Estamos também incluindo diversos programas e boas práticas desenvolvidos pelo Brasil, como o Programa Nacional de Recuperação de Pastagens Degradadas em Áreas Agricultáveis. Agora, vamos aguardar o envio de contribuições dos países e organizações participantes para incorporarmos neste documento, que apresentaremos no fim do ano", afirmou o coordenador do GT e secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa. 

O GT de Agricultura, além do Mapa, também é coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Pesca e Aquicultura (MPA), das Relações Exteriores (MRE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  

“Recebemos muitos comentários positivos a respeito das quatro prioridades apresentadas pelo Brasil, especialmente na valorização da agricultura sustentável e seus múltiplos caminhos. Também tivemos um retorno muito satisfatório sobre a inclusão e valorização da agricultura familiar como um ator fundamental para a garantia da segurança alimentar e nutricional no mundo”, ressaltou Fernanda Machiaveli, secretária-executiva do MDA.  

Os próximos encontros serão presenciais e ocorrerão em Brasília nos dias 29 e 30 de abril e 15 a 17 de maio; e em Pernambuco de 11 e 12 de junho. Também ocorrerá a reunião ministerial em Mato Grosso de 10 a 13 de setembro. Por fim, haverá o encontro do GT na Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, no Rio de Janeiro (RJ).  

O Brasil assumiu no dia 1º de dezembro a Presidência temporária do G20. O grupo reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. O mandato tem duração de um ano e se encerrará em 30 de novembro de 2024. É a primeira vez que o país ocupa essa posição na história do grupo no formato atual.  

Ao longo do mandato, o Brasil organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, que serão realizadas tanto virtual quanto presencialmente, e cerca de 20 reuniões ministeriais, culminando com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário