quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Superintendência do Porto de Itajaí promove reunião com a operadora SC Portos e empresas de software

A Superintendência do Porto de Itajaí (SC) promoveu nessa semana reunião de seus diretores membros da diretoria da Autoridade Portuária, representantes da SC Portos Operações Portuárias, e das empresas de software, Loginfo e Enova. A finalidade do encontro foi alinhar e ajustar os serviços de tecnologia e sistema integrado entre o operador portuário, Autoridade Portuária e as empresas de software que atuam nos trabalhos de verificação, obtenção de dados, agrupamento de informações, entre outras atividades tecnológicas para o porto de Itajaí.

Entre os inúmeros serviços prestados pela Superintendência, em atendimento as normativas da Receita Federal, e demais Órgãos Intervenientes, também é responsável pela transmissão de dados, em geral, de todas as movimentações realizadas por seus operadores. Destacam-se nos últimos meses, as operações de carga geral que vão desde celulose, Roll On Roll Off (desembarque de veículos importados das montadoras BMW e GM), operações com cargas de barras de ferro, vergalhões perfilados, bobinas de aço, açúcar, fertilizantes, entre outras.

Para que os serviços de sistema integrado de obtenção de informações e dados de todas as operações possam ser reconhecidos, registradas desde o início e finalização de cada tipo de operação no recinto público, as empresas contratadas, sendo a Loginfo, pela SC Portos, e a Enova, pela superintendência, buscam cada vez mais aprimorar e aperfeiçoar a coletividade de dados, afim de propiciar eficiência e celeridade na tecnologia de gestão portuária.

“A partir do momento em que um tipo de carga sai do porto, ou que adentra ao terminal, essa carga foi, ou estará sendo monitorada por parte do operador portuário, e, cabe a superintendência acompanhar a obtenção de informações desta carga, desde como e por quem ela foi operada. Para evitar que problemas possam surgir, o que naturalmente pode ocorrer, cabe a nós gerenciarmos essa movimentação, e, assim, atuar junto com a operadora e as empresas que fazem este serviço, objetivando sempre na solução imediata de problemas”, destacou o diretor-geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.

Atualmente a área pública do Porto de Itajaí, denominada de área B, ao qual compreende os berços 03 e 04, está sendo operada pela SC Porto Operações Portuárias, empresa especializada na movimentação de cargas gerais. “A atividade portuária é bastante complexa. Por mais que o nosso papel seja simplesmente carregar e descarregar navios, armazenar carga, despachar cargas, existe uma série de obrigações que devem ser cumpridas pelo operador portuário, pela autoridade portuária, e, aos diversos órgãos competentes que fazem parte desse processo. Existe uma cadeia toda a ser alimentada com exigências e informações, e, naturalmente a tecnologia da informação está aí para atender, não só a gestão do nosso trabalho, mas também esse fluxo de informações que precisam ser atendidos”, explicou Antônio Guimarães, diretor da SC Portos Operações Portuária.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário