quarta-feira, 27 de abril de 2022

Porto de Antióquia, com maior terminal de carga refrigerada da Colômbia, começa a ser construído


A Colômbia começou a construção do Porto de Antioquia, que inclui o maior terminal de cargas frigoríficas da Colômbia, o investimento chega a US$ 720 milhões e estima-se que as obras sejam concluídas até o final de 2024. O complexo terá ainda cinco locais de atracação, uma plataforma costa a fora, um viaduto de mais de três quilômetros e um terminal terrestre.

O projeto, localizado no município de Turbo, no Mar do Caribe, é financiado por investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Nacional de Financiamento ao Desenvolvimento (FDN) e outras entidades. Por outro lado, de acordo com os desenhos do projeto, Puerto Antioquia terá um cais de 1.330 metros de comprimento e capacidade para atender até cinco navios, com 18 guindastes de última geração, o que contribuirá para encurtar o cadeia logística, uma vez que está localizada 350 quilômetros mais próxima dos principais centros de produção e consumo em relação a outros portos caribenhos.

Além disso, o presidente da Colômbia, Iván Duque, assegurou que este projeto também se conectará com as rodovias 4G, com as quais poderá se conectar ao final das obras. Por isso, os projetos Mar 2, Mar 1, Pacífico 3, Pacífico 2 e Pacífico 1 serão adaptados como corredores de pista dupla para facilitar o transporte de cargas e dar acesso ao porto.

Vale ressaltar que Urabá é uma área estratégica que também possui o maior produto de exportação não minerário em volume do país: banana, banana, palma, cacau, abacate e pecuária.Por fim, todo o projeto portuário vai gerar mais de 17 mil novos empregos e a chegada de cerca de 800 empresas. (imagem da área do porto)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário