O presidente do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), Marcelo Clark Alves, também aproveitou para desejar a todos os colegas um excelente dia na data comemorativa da categoria. “É um momento importante, sabemos da nossa qualificação, competência e importância para o comércio exterior e da nossa contribuição para que o processo tenha menos custos para nossos clientes”, salientou. Segundo ele, os desafios pela frente são muitos, de legislação, paralisação na Receita Federal desde dezembro e outros. “Mas temos que comemorar, saímos de uma pandemia (da Covid-19), estamos retornando à normalidade no trabalho, auxiliando os exportadores e importadores”, acrescentou o dirigente.
Já o coordenador da Coana diz que o aperfeiçoamento nas atividades de comércio exterior, com a agilidade nos processos e a redução da burocracia, entre outros avanços, resulta de “centenas de reuniões para debater essas questões” e que vêm contando com a presença de lideranças dos despachantes aduaneiros, ao lado de outros representantes de setores público e privado. Corbari entende que “essas medidas vêm possibilitando inserir o Brasil cada vez mais na cadeia de comércio exterior.”
“Estamos, agora, desenvolvendo um procedimento para agilizar a Declaração de Importação, que esperamos ter o mesmo sucesso obtido com a Declaração de Exportação, implantada em um ano e que proporcionou diminuir o tempo pela metade, reduzindo significativamente os processos burocráticos”, explicou o coordenador. “Outro grande programa de parceria, o OEA, deverá estar pronto em breve e será um marco legal sólido para todos os elementos importantes da cadeia logística”, afirmou Corbari. A mensagem dele pelo Dia do Despachante Aduaneiro foi encaminhada à Feaduaneiros e ao Sdaergs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário