Na feira Nor-Shipping, DNV, Kongsberg Maritime, Kongsberg Seatex, Bastø Fosen e NTNU anunciaram o lançamento do novo projeto Safe Maritime Autonomous Technology (Safemate). O projeto, financiado pelo RCN, trabalhará na melhoria e avaliação da segurança e eficiência dos sistemas autônomos de navegação e implantará um programa piloto em uma balsa operacional, o "Bastø VI".
A promessa de automatizar mais funções no transporte mostra um grande potencial, e o interesse continua a crescer em todo o setor à medida que mais projetos são desenvolvidos. Para a navegação autônoma, em particular, as tecnologias que permitem a detecção de objetos e a prevenção de colisões têm o potencial de melhorar a segurança e a eficiência em todo o setor.
Para que essas tecnologias sejam amplamente adotadas, não apenas os sistemas devem ser desenvolvidos, mas ferramentas e processos devem estar disponíveis para avaliar e garantir sua operação segura. O projeto Safemate foi desenvolvido para cobrir esses dois aspectos e testar sistemas automatizados de auxílio à navegação, mantendo o operador no caminho certo.
Pierre Sames, Diretor do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da DNV disse: "Para a DNV, nosso objetivo é construir confiança em sistemas complexos baseados em software por meio de testes e verificação. essa complexidade, por isso é vital desenvolver uma estrutura que inclua processos e ferramentas que possam avaliar o desempenho de segurança desses sistemas tanto no estágio de design quanto durante os testes. Como esses sistemas incluem módulos de aprendizado de máquina, eles exigem uma nova abordagem para avaliação de segurança e verificação."
Por sua parte, Børre Flaglien, Diretor de Sistemas de Pontes da Kongsberg Maritime comentou que "estamos muito satisfeitos em ver a segurança da navegação marítima no centro do projeto Safemate, com o apoio dos principais players industriais e acadêmicos. Com este projeto, Kongsberg alavancará sua forte posição no campo da tecnologia de autonomia e fornecerá conselhos automatizados para embarcações tripuladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário