A mobilização de contêineres no Porto de Santos em agosto foi de 408 mil TEUs, superando em 26,2% o resultado do mesmo mês do ano passado. Esse resultado contribuiu para que o acumulado do ano atingisse 3,2 milhões de TEUs, um crescimento de 20% sobre o mesmo período de 2020.
Da mesma forma, a movimentação de carga geral acumulada no ano atingiu 101,0 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,1% em relação ao volume operado no mesmo período de 2020. Enquanto isso, as descargas totalizaram 28,7 milhões de toneladas, um crescimento de 12,5% em relação ao acumulado de janeiro a agosto do ano passado. Os embarques somaram 72,3 milhões de toneladas, o que representa uma ligeira queda de 0,2% em relação ao resultado de 2020.
Em detalhe, os granéis líquidos apresentaram resultado 0,3% superior ao de igual período do ano anterior, acumulando 12,1 milhões de toneladas em 2021, a melhor marca do período. O resultado positivo foi garantido pelo bom desempenho dos embarques de diesel (+ 45,8%), seguido por óleo combustível (+26,1) e sucos cítricos (+ 27,6%).
Os granéis registraram queda de 4,6% no acumulado nos primeiros 8 meses do ano, para 50,4 milhões de toneladas, em relação a 2020. Apesar dessa redução, o número é a segunda melhor marca do ano. As importações de fertilizantes registraram forte crescimento tanto neste ano (22,6%) quanto em agosto (39,3%).
Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos (SPA), Fernando Biral, o bom desempenho retrata o constante crescimento do Porto de Santos. “A carga conteinerizada e a carga líquida alcançaram as melhores marcas do mês”, afirmou. No entanto, acrescentou que "é importante destacar que o desempenho deste semestre foi negativamente afetado por questões climáticas nas lavouras de milho e cana-de-açúcar. Mesmo assim, este ano foi registrado o segundo melhor movimento da história".
Nenhum comentário:
Postar um comentário