A retomada dos eventos físicos no mercado norte-americano vem trazendo bons resultados para as calçadistas brasileiras. Entre os dias 19 e 21 de setembro, a MAGIC NY, em Nova Iorque, deve gerar mais de US$ 620 mil entre negócios efetivados e alinhavados na mostra. A participação de três marcas verde-amarelas foi viabilizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, comemora
a consolidação da retomada dos eventos físicos em um dos maiores mercados do
mundo, que consumiu 1,7 bilhão de pares de calçados no ano passado. Para o
Brasil, é o maior mercado internacional e está em crescimento em 2021.
Após ter sofrido muito durante a pandemia do novo coronavírus, os Estados
Unidos voltaram com apetite ao mercado. Entre janeiro e agosto deste ano, os norte-americanos
importaram 9 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 133 milhões,
expressivos incrementos de 55% em volume e de 40% em receita na relação com
igual período do ano passado. “Além da questão do reconhecimento do calçado
brasileiro, em atributos de qualidade, o preço do nosso produto também está
mais competitivo
em função do câmbio atual”, avalia.
Conforme relatório da Abicalçados, na MAGIC NY foram realizados quase 200 contatos com compradores de redes norte-americanas. “As marcas reportaram negócios acima do esperado. O mercado norte-americano está retomando com força e animando a indústria brasileira”, comemora.
Patrícia Pimentel, representante da Ferrucci nos Estados Unidos, destaca que foram gerados contatos relevantes no evento, com destaque para a abertura de negociações com três grandes redes de lojas norte-americanas. “Não foi uma grande feira em termos de estrutura, o que acabou sendo positivo para a visibilidade das marcas brasileiras. Além disso, a visitação, embora não tão expressiva, estava mais focada em negócios. Quem veio, não veio a passeio, veio para comprar”, avalia.
A representante da Carrano nos Estados Unidos, Nilsara Piereck, avalia que
existe um crescimento do mercado norte-americano para calçados, o que vem se
refletindo nas feiras locais. “Temos notado uma procura cada vez maior por
produtos que aliam moda e qualidade, com os quais os brasileiros se
destacam”, comenta. Além da Ferrucci e da Carrano, participaram da
mostra, com o apoio do Brazilian Footwear, a marca Schutz.
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