A Mercado Livre tem várias unidades de negócios e una delas é o Mercado de Envios. A área surgiu para ser o braço de experiência do cliente da empresa por meio da logística e das entregas, o que significa que se encarrega de tudo na frente logística da companhia. A iniciativa a torna a melhor aliada das pequenas e grandes empresas que buscam ampliar sua cobertura e atingir o maior número de regiões.
Para isso, a unidade conta com uma rede de quase 400 filiais em toda a Colômbia, o que permite aos vendedores ou fornecedores que o Mercado Envíos se encarregue de classificar os produtos, estabelecer as rotas e, por fim, levá-los aos clientes finais no menor tempo possível, publicou o jornal El Espectador.
Santiago Hernández, gerente do Mercado Envíos na Colômbia, explica a rota operacional. “Por exemplo, quando um fornecedor faz uma venda em Neiva, ele pode levar seu produto para a rede de agências mais próxima de onde está localizado. Coletamos o produto juntos para os embarques de outros milhares de vendedores e levamos para um centro de distribuição chamado Crossdocking ou Last Mile".
"De lá
enviamos para a cidade de destino, onde também temos outro centro de
distribuição e é feita a classificação, estabelecemos o roteiro e, enfim,
fazemos as entregas. Isso nos permite não depender totalmente das operadoras
disponíveis no país, mas controlar a experiência do início ao fim ”, explicou o executivo.
“Além disso, isso significa que o Mercado Envíos pode ser mais rápida nas entregas, já que, a exemplo de Neiva, se antes a empresa demorava 48 horas para entregar os embarques, hoje, graças a esta unidade, leva menos de 24 horas”, afirmou Hernández.
Atualmente, existem oito centros de distribuição Crossdocking na Colômbia(atendendo a quarenta cidades) e o ano está previsto para terminar com onze, que se estima que atenda a oitenta cidades, para que o serviço prestado seja cada vez mais ágil.
Outra estratégia para chegar aos destinos de embarque em tempo recorde é o modelo de armazenamento e distribuição de grandes áreas denominado Fulfillment, espaço cuja segunda fase ultrapassará os 50 mil metros quadrados, onde qualquer vendedor poderá deixar seus produtos com antecedência, para que quando a venda for Feita, a Mercado Envíos processa a venda com mais rapidez e a entrega ao cliente no menor tempo possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário